Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 05 de Novembro de 2019, 09:30 - A | A

Terça-feira, 05 de Novembro de 2019, 09h:30 - A | A

NESTA TERÇA-FEIRA

Candidato único, Maluf é eleito como novo presidente do TCE

O Bom da Notícia

Reprodução

Guilherme Maluf

 

Foi eleito há pouco, nesta terça-feira (05), como o novo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o conselheiro Guilherme Maluf, que comandará o Pleno de Contas no biênio 2020/2021. 

 

A eleição foi individual para cada cargo, com os dois conselheiros titulares e os cinco conselheiros interinos sendo chamados um a um para depositar os votos em uma urna transparente. Em demonstração de unidade da instituição, todos os candidatos receberam sete votos favoráveis. A posse da 55ª Mesa Diretora do TCE-MT está prevista para o dia 16 de dezembro.

 

O ex-parlamentar tucano fez um rápido pronunciamento, agradecendo à Assembleia Legislativa pela escolha de seu nome para o órgão e ainda pela sua trajetória no parlamento estadual. E, sobretudo, a sua responsabilidade, daqui por diante, em comandar a Corte de Contas.

 

Maluf assume o TCE oito meses depois de sua indicação feita em fevereiro deste ano. E como o Regimento Interno da Casa veta a reeleição e ainda estabelece que somente conselheiros efetivos podem assumir a presidência da instituição, Maluf acabou sendo candidato único, já que neste momento somente Campos Neto e ele são efetivos.

 

Levando também em consideraçao que os cinco conselheiros - Valter Albano, Valdir Teis, José Carlos Novelli, Sérgio Ricardo e Antonio Joaquim - seguem distantes do TCE, após a operação Malebolge. Os afastamentos foram determinados monocraticamente pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, em 15 de setembro de 2017,  quando foi deflagrada em Mato Grosso, a Operação Malebolge, na 12ª fase da Ararath. 

  

Guilherme Maluf ingressou no TCE em março e foi o único candidato possível, pois os demais estão afastados

Os conselheiros são acusados pelo ex-governador Silval Barbosa - em sua delação premiada -, de terem recebido propina de R$ 53 milhões para, em troca, dar pareceres favoráveis às contas do político e não colocar entraves no andamento das obras da Copa do Mundo de 2014. Em dezembro do ano passado, o ministro Luiz Fux decidiu pelo declínio do caso para o STJ. 

 

A eleição desta terça foi atestada pelo atual presidente do TCE, Gonçalo Domingos Campos Neto, que por unanimidade foi, igualmente, eleito como vice-presidente do TCE. "Parabenizo o conselheiro Guilherme pela eleição ao cargo de presidente. Quero que tenha segurança que poderá contar comigo”.

 

O cargo de corregedor-geral, ficou com o conselheiro substituto Moises Maciel, único que se candidatou ao cargo.