Terça-feira, 07 de Maio de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023, 15:59 - A | A

Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023, 15h:59 - A | A

AMPLIAÇÃO

Cláudio Ferreira cobra nomeação de aprovados para a Segurança Pública de MT

Parlamentar é um dos autores do pedido apresentado ao governo do Estado

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O deputado estadual Cláudio Ferreira (PTB) está cobrando a nomeação dos aprovados no concurso da Segurança Pública de Mato Grosso. O certame foi realizado há quase um ano e a previsão é de que o primeiro chamamento seja no próximo mês. Atualmente, o déficit da Polícia Militar é de cerca de 5 mil cabos e soldados.

O pedido feito pelo parlamentar, em conjunto com Elizeu Nascimento (PL), Gilberto Cattani (PL) e Faissal Calil (Cidadania), é para que mais pessoas sejam chamadas para integrar o quadro de militares de Mato Grosso. Conforme o despacho apresentado ao governo, seria necessário chamar 1.780 aprovados. Além disso, uma boa parte dos candidatos têm mais de 35 anos, o que torna ainda mais urgente a convocação.

“O governo precisa nomear o quanto antes os aprovados no concurso da Segurança, em especial os policiais civis e militares. Em Cuiabá, mas principalmente no interior, há um déficit enorme de pessoal”, disse Cláudio Ferreira. “Os criminosos é que não vão ficar esperando essas nomeações para cometerem mais crimes”, pontuou.

O governador Mauro Mendes garantiu que fará um chamamento em março, priorizando o interior do Estado. Porém, não divulgou o quantitativo e nem o cronograma das próximas convocações. A proposta apresentada pelos parlamentares prevê a nomeação de 650 aprovados no próximo mês, e o mesmo quantitativo em 2024 e 2025.

“Precisamos investir em meios de garantir a segurança do cidadão de bem. Ainda mais neste momento em que a política do governo federal defende menos encarceramento dos bandidos, ao mesmo tempo em que desarma o cidadão de bem”, pontua Cláudio Ferreira.

Nesta semana, os parlamentares se reuniram com as Comissões dos Aprovados na Polícia Militar e Civil, que esperam que as nomeações sejam ampliadas e aconteçam o quanto antes.