Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 28 de Maio de 2019, 20:20 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2019, 20h:20 - A | A

TRANSPORTE COLETIVO

Câmara vota projeto que fixa tempo máximo de espera por ônibus em Cuiabá

Ana Adélia Jácomo

O vereador Abílio Júnior (PSC) apresentou nesta terça-feira (28), um projeto de lei que estabelece um tempo de espera para o uso do transporte coletivo em Cuiabá. A proposta prevê que os passageiros podem esperar até 15 minutos em dias normais, 20 minutos em finais de semana e feriados e até 40 minutos para dias de chuvas e/ou alagamentos.

 

Caso aprovado em plenário, o projeto determina que a fiscalização deverá ser feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), para garantir que as empresas de transporte coletivo cumpram as regras.

 

A população poderá denunciar os atrasos pelo aplicativo “Meu ônibus”, da Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU). 

 

O descumprimento da lei pode originar multas de até 20 salários mínimos, e na quarta infração, pode ocorrer a suspensão das atividades da empresa. A Semob deverá fixar nos pontos de ônibus o aviso da nova lei, bem como dentro dos veículos, podendo utilizar as redes sociais e a internet para divulgação da norma. 

 

Aprovado e sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a proposta terá 60 dias para ser implantada em Cuiabá.

 

Transporte em Cuiabá 

 

A capital de Mato Grosso possui cerca de 235.405 mil passageiros por dia [englobando a região metropolitana que inclui Várzea Grande], sendo o principal meio de transporte de 40% da população cuiabana. Dados da pesquisa feita pela Arsec, demonstraram que, em média, o passageiros espera entre 16 a 30 minutos pelo coletivo.

 

Dos entrevistas, 59,21% disseram que não confiam na programação dos itinerários, pois os veículos passam fora do horário.

 

“Lamentavelmente, a população cuiabana tem sofrido nas mãos das concessionárias do transporte (...) O serviço tem se mostrado ineficiente, moroso e de má qualidade (...), que geram filas intermináveis, ônibus lotados, principalmente em horários de pico”, afirma o vereador.

 

O outro lado

 

A reportagem manteve contato telefônico com o secretário de Mobilidade Urbana (Semob) Antenor de Figueiredo, mas até a publicação deste material ele não havia atendido às ligações.

 

O espaço continua aberto para manifestações.