Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 10:24 - A | A

Terça-feira, 31 de Julho de 2018, 10h:24 - A | A

GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA

Deputada irá apresentar requerimento para abertura da CPI dos Grampos

Kamila Arruda, da Redação

Diante do depoimento do cabo Gerson Luiz Correa na ação militar sobre os grampos ilegais na Polícia Militar de Mato Grosso, a deputada estadual Janaína Riva (MDB) irá propor novamente a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o suposto envolvimento do governador Pedro Taques (PSDB) no esquema.

 

Na última sexta-feira (27), o integrante da Polícia Militar garantiu que o gestor e o seu primo, o ex-secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques eram os líderes das interceptações clandestinas.

 

“Agora vamos tentar novamente colher as assinaturas necessárias para apresentar um novo requerimento de CPI. Temos um fato novo agora, uma confissão feita através do depoimento do cabo Gerson, e acredito que não teremos mais dificuldade em conseguir as oito assinaturas necessárias, até porque nós tivemos uma declaração do cabo dizendo que 24 deputados foram grampeados. Então, não foi apenas eu enquanto parlamentar que fui grampeada, mas outros colegas também”, disse a emedebista.

 

Para Janaína, a CPI será uma forma de dar uma resposta para a sociedade, e ainda mostrar a postura de cada deputado no que se refere a este tema.

 

“Acho que vai ser uma forma de nós mostrarmos para a sociedade se, de fato, os deputados têm interesse ou não em esclarecer o caso dos grampos, porque ficou muito confuso aos olhos da sociedade. Acho que agora é importante a Assembleia dar este esclarecimento para a sociedade e cada deputado se posicionar como achar mais conveniente, e população poder ver quem está do lado de quem”, enfatiza.

 

A deputada acredita que a instauração deste procedimento pode, até mesmo, refletir nas eleições de outubro deste ano.

 

“Estamos à beira de um processo eleitoral, e eu acho que é o momento oportuno para que os parlamentares se manifestem. Hoje, eu vejo que muito parlamentares vão par ao interior e fazem um discurso muito diferente daquele que fazem dentro de plenário, que geralmente é em defesa do governo, que geralmente encobrem as ações descabidas do governo e que, na minha opinião, pode ter mais publicidade se nos levarmos isso ao plenário, para que cada possa se manifestar diante a sociedade”, frisou.