Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 27 de Outubro de 2019, 11:00 - A | A

Domingo, 27 de Outubro de 2019, 11h:00 - A | A

'PAZ E AMOR'

Emanuel desmente extinção da vice e acha natural projeto político de Niuan

Marisa Batalha/Rafael Medeiros - O Bom da Notícia

(Foto: Rafael Medeiros)

Emanuel-Foto -Rafael Medeiros 10.jpg

 

Nesta sexta-feira (25), na entrega simbólica de 186 cadeiras de roda para pacientes de reabilitação da rede municipal, na Secretaria de Assistência Social de Cuiabá, o prefeito emedebista, Emanuel Pinheiro desmentiu de que estaria contido na sua minirreforma administrativa a extinção dos cargos da estrutura administrativa da vice-prefeitura comandada por Niuan Ribeiro e ainda a total exclusão orçamentária da pasta, para 2020.

 

 "Jamais faria isto, ainda bem que isto está só nos bastidores", afirmou.

 

A minirreforma que sofreu algumas alterações e deve ser votada, em breve, na Câmara de Vereadores prevê um enxugamento na prefeitura, como o fim da Secretaria Exraordinária dos 300 anos e Serviços Urbanos. E a criação das secretarias da Mulher e de Turismo.

 

Pinheiro asseverou que estaria mais preocupado em fortalecer áreas como a educação, saúde, assistência social, direitos humanos às pessoas portadoras de deficiência e dar sequência a estrutura, mobilidade e infraestrutura urbana, para promover o desenvolvimento humano por meio de novos investimentos. E desconversando sobre o assunto, assegurou que em nenhuma hipótese iria pensar pequeno ou se preocupar com esta ou aquela pasta, sob a justificativa de que olha a estrutura da prefeitura como um todo, de olho em melhorar a vida das pessoas e promover o desenvolvimento econômico e sustentável.

 

Vejo com extrema naturalidade porque enquanto eles procuram a prefeitura eu já estou nela. Enquanto promovem encontros, buscando ainda uniformizar um discurso, buscar um candidato e um projeto político, eu estava participando de eventos que realizo em favor da população cuiabana, por meio de obras e investimentos sociais

E ao ser questionado sobre o encontro realizado pelo Podemos, organizado pelo seu vice, com a participação do governador Mauro Mendes (DEM) e de vereadores que lhe fazem oposição na Câmara Municipal, Pinheiro frisou que viu com extrema naturalidade o encontro realizado nesta última quinta-feira (24), na capital. E que Niuan tem total liberdade de construir o projeto dele.

 

"Vejo com extrema naturalidade porque enquanto eles procuram a prefeitura eu já estou nela. Enquanto promovem encontros, buscando ainda uniformizar um discurso, buscar um candidato e um projeto político, eu estava participando de eventos que realizo em favor da população cuiabana, por meio de obras e investimentos sociais. Assim, naquele momento eu estava vistoriando naquele momento o Asfalto 100% do bairro Ana Maria, na redondeza do CPA 4, CPA 2 e 1º e Março e Nova Conquista, sendo recebido e abraçado pelo povo. Estava entregando a Praça dos Expedicionários, no CPA 4, onde uma multidão se comprimia para me abraçar. Naquela linda área de lazer que será referência de qualidade para a população. Avançando na inclusão e na justiça social[...]Enquanto eu faço as entregas, a oposição busca aí o discurso e os candidatos".

 

Encontro do Podemos

 

Assessoria

NIUAN

 

Mas longe da ideia de que os encontros políticos ainda buscam uniformização de um discurso ou de um  candidato, o evento do Podemos nesta quinta-feira (24), no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, com o espaço abarrotado de gente e com a presença da presidente nacional da legenda, Renata Abreu e do governador democrata, Mauro Mendes, o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, voltou a reafirmar sua disposição de disputar a Prefeitura de Cuiabá no ano que vem. Sob o argumento da necessidade de transformar o discurso e a prática política como ela tem sido feita ainda hoje.

 

No encontro, Niuan chegou a colocar em xeque o discurso do prefeito emedebista quanto ao apoio de 13 partidos que Emanuel vive propagando ter em defesa de sua candidatura à reeleição.

 

Garantindo que tem conversado com vários dirigentes de partidos na capital que tem lhe assegurado que deverão se posicionar somente no ano que vem, quanto a apoios. E que, assim, haveria neste discurso muita cortina de fumaça. E voltou a apontar seu distanciamento do prefeito, após ser alijado da administração, o que o levou a romper politicamente com o prefeito. "Não era isso que tínhamos combinado no começo da gestão. Então vou caminhar com um time que acredito".

 

Recentemente, Niuan chegou a classificar a política feita por Emanuel como distante da modernidade. E de certa maneira correlata ao conceito populista do 'pão e circo'.
 

"Estes discursos demagógicos ocorrem de uma certa forma aqui na capital, lá no Palácio Alencastro. E quando percebo estas relações de vassalagem e senhor feudal, esta situação acaba me incomodando muito".