Sábado, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 07 de Maio de 2019, 08:25 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2019, 08h:25 - A | A

OPERAÇÃO SANGRIA

Emanuel diz que vai pedir a PGM estudo para apurar irregularidades no hospital São Benedito

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

Após o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia revelar que houve fraudes em uma licitação do Hospital São Benedito e pagamento mensal de propina a um agente público, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou na manhã desta segunda-feira(6), que já teria determinado à Procuradoria Geral do Município, um estudo jurídico sobre o caso. A declaração foi dada durante a entrega de 25 novos caminhões de lixo na Orla do Porto nesta segunda-feira.

“Eu estou tomando algumas decisões. Já determinei à Procuradoria Geral do Município (PGM) que fizesse um estudo jurídico e ainda que entrasse em contato com órgãos de controle para que o caso seja investigado, como forma de asegurar total transparência ao caso”, disse o emedebista nesta manhã.

 

O ex-secretário e os médicos Luciano Correia Ribeiro e Fábio Liberali Weissheimer tiveram a prisão revogada pela juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, após o trio confessar as irregularidades. 


Huark Douglas Correia foi preso em 30 de março, durante a segunda fase Operação Sangria, realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz).

 

Na decisão, a juíza cita que os médicos tiveram a prisão decretada para garantia da ordem pública, após ter identificado ordens para destruição de provas.

 

“A prisão cautelar foi decretada para garantia da ordem pública com o fito de interromper a atuação dos acusados na destruição de provas e embaraçamento das investigações, fatos que, por si só, constituem motivação idônea e suficiente para justificá-la”, diz a magistrada.

 

Rumores dão conta de que Huark tenta firmar um acordo de colaboração premiada e denunciar todo o esquema. Recentemente, em evento relativo aos 300 anos de Cuiabá, o prefeito emedebista chegou a dizer que não temia delação alguma. Nesta segunda, ele reiterou seu posicionamento, revelando que' espera ansiosamente a divulgação da tal delação, para que os culpados sejam punidos'.

 

“Nós vamos esperar a divulgação o quanto antes da delação e as comprovações para que o processo possa ser iniciado. O que depender da prefeitura, as portas estão abertas para transparência e para elucidação de todos os fatos. E terá o apoio total aos órgãos de controle e investigação. E caso haja responsáveis que paguem no rigor da lei.

 

Operação Sangria

 

A Polícia Civil deflagrou a Operação Sangria para o cumprimento de mandados de buscas e apreensão, em investigação que apurou irregularidades em contratos de prestação de serviços médicos hospitalares, firmados com o município de Cuiabá e o Estado de Mato Grosso.

 

O médico e ex-secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, foi preso no dia 18 de dezembro após o início da segunda fase da investigação. Huark e outras sete pessoas foram presas acusadas de estarem obstruindo as investigações.

 

O grupo teria fraudado contratos das empresas Proclin (Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna), Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e a Prox Participações, firmados com o município de Cuiabá e com o Estado.