Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 17:31 - A | A

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 17h:31 - A | A

QUEDA DE BRAÇO

Emenda de Lúdio deve impedir que taxas do Detran se elevem por decreto

O Bom da Notícia

Depois de algumas rodadas de debates realizadas pela base oposicionista ao governo, na Assembleia Legislativa, por conta do projeto de lei 1.215/2019, enviado pelo Palácio Paiaguás, aumentando em até 597% o valor de mais de 100 taxas do Detran, até a sua retirada da pauta nesta última quarta-feira (11), ocorreram muitas quedas de braço no parlamento estadual.

 

Uma destas quedas de braço que deverá resultar em boas reuniões e grandes articulações entre base e oposição deverá ficar por conta da emenda ao projeto do deputado petista, Lúdio Cabral, que quer impedir que o governador de Mato Grosso aumente as taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) todos os anos por decreto, sem passar por votação na Assembleia.

 

A emenda de Lúdio, que suprime o artigo 5º do projeto, já recebeu parecer favorável da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e ainda será votada em plenário. Na justificativa, Lúdio argumenta que o projeto do governo fere a Constituição de Mato Grosso, que estabelece que aumento de tributos só pode ocorrer por lei e não por decreto.

 

“Todo aumento de taxas precisa ser aprovada pela Assembleia. Não podemos autorizar o governador a aumentar todo ano as taxas do Detran por conta dele. Todo aumento de tributos precisa da avaliação e do crivo da Assembleia, porque a Assembleia tem que avaliar o impacto desses aumentos na vida das pessoas”, afirmou Lúdio.

 

Além de prever o aumento anual do valor dos serviços do Detran por meio de decreto, o projeto do governo traz aumento de até 597% do valor de diversas taxas, e um reajuste de 31% para dezenas de outras taxas, sob o argumento de repor a inflação dos últimos cinco anos. Entre as taxas que o governo quer aplicar aumento abusivo, está a diária de veículos no pátio do Detran, com aumento previsto entre 364% e 442%, dependendo do tipo de veículo.

 

“O custo de um carro do pátio do Detran vai ficar R$ 1.950 para 30 dias, e com isso muitos trabalhadores vão perder o veículo porque não vão ter condições de pagar, e o carro vai ficar lá no pátio se acumulando com outros carros no Detran”, alertou Lúdio.