Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 08:51 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 08h:51 - A | A

CALAMIDADE FINANCEIRA

Estado pode prorrogar decreto ainda esta semana, diz Mauro Carvalho

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, em entrevista ao Jornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, na edição desta segunda-feira (8), informou que o Executivo pode prorrogar o decreto de calamidade financeira,assinado pelo governador Mauro Mendes (DEM) em janeiro.

Realmente, o Estado continua com uma situação financeira extremamente delicada. Ainda estamos com salários escalonados e isso tem dificultado muito.

 

“O Estado continua com uma situação financeira extremamente delicada. Ainda estamos com salários escalonados e isso tem dificultado muito. Recuperamos os pagamentos de alguns fornecedores, mas ainda existem restos atrasados. Estamos trabalhando diariamente para que essa situação se resolva o mais rápido possível”, disse Carvalho. Ainda conforme ele, deve ser divulgado ainda nesta semana a possível prorrogação do decreto.

 

Conforme Governo do Estado, a medida prevê contenção de gastos e prioriza a utilização dos recursos públicos apenas nas despesas mais essenciais. Contudo, a o decreto precisaria da validação da Secretária do Tesouro Nacional (SNT) e foi rejeitado.

 

Ao decretar estado de calamidade financeira, Mauro Mendes justificou que a medida era necessária por conta de dívidas deixadas por gestões passadas, que chegam a R$ 4 bilhões. Mauro também queria viabilizar o repasse do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX), na ordem de R$ 400 milhões, que daria certo fôlego aos cofres públicos.

 

A medida passou pela aprovação da Assembleia Legislativa em 24 de janeiro. À época de sua validação na Casa de Leis, o decreto de calamidade aprovado ganhou 180 dias de duração, podendo ser prorrogado em caso de necessidade devidamente justificada.