Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 09:34 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2019, 09h:34 - A | A

REPERCUSSÃO NACIONAL

Globo News detona classe política de MT e diz que falta de incubadoras mostra indiferença do Estado

Ana Adélia Jácomo

O Jornal ‘Olhar em Pauta’, da Globo News, exibiu reportagem de um caso que comoveu o país ocorrido no Hospital Municipal André Maggi, na cidade de Colniza (1.065 km de Cuiabá).

 

Após um post da deputada estadual Janaina Riva (MDB), viralizou na internet uma foto que mostra uma incubadora feita com garrafão de água mineral.

 

A denúncia dava conta que a gambiarra vinha sendo feita há, pelo menos, um ano. Médicos e enfermeiros tiveram que improvisar para salvar a vida de bebês prematuros, usando o galão encaixado no cilindro de oxigênio.

 

A jornalista Mônica Waldvogel, que participava da bancada do jornal fez duras críticas ao governador Mauro Mendes (DEM) e a toda classe política do Estado. No programa em rede nacional ela afirmou que o caso demonstra indiferença do poder público diante dos problemas no Estado. 

 

“Isso é indiferença. O Mato Grosso tem pouco mais de 3 milhões de habitantes. O governador consegue quase reconhecer as pessoas pelo nome. 3 milhões de pessoas é menos de ¼  da população do município de São Paulo!”.

 

incubadora

Post de deputada causou comoção

“O Mato Grosso foi o maior estado em crescimento de PIB estadual nos últimos anos, porque é lá que está o agronegócio, que fez fortunas incalculáveis com a exploração da terra, com a venda de produtos como soja e gado”.

 

“Como que os ricos, de um Estado como o Mato Grosso, conseguem dormir tão indiferentes ao que acontece alí num posto de saúde, num hospital, onde ele passa com sua caminhonete?. Eu acho impressionante que nem a elite econômico-financeira de um estado como o Mato Grosso, de 3 milhões de habitantes, e a elite governante, deixm uma coisa dessas acontecer”, disparou a jornalista.

 

Vale ressaltar que, coincidentemente, o hospital citado leva o nome do pai de Blairo Maggi, ex-governador e ex-ministro no governo Dilma Rousseff. Maggi é conhecido como o rei da soja, sócio majoritário da Amaggi, maior produtora de soja do planeta Terra, ou seja mega produtora de grãos do Brasil e uma das famílias mais ricas do mundo. 

 

INCUBADORAS NOVAS 

 

Duas incubadoras novas foram doadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a qual informou que não tinha recebido do município de Colniza nenhuma solicitação relativa à compra do equipamento.

 

Os equipamentos chegaram à unidade, que não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, na última sexta-feira (28). Os equipamentos pertenciam ao Hospital Regional de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.

 

Veja abaixo a matéria exibida no Globo News: