Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 27 de Abril de 2019, 10:01 - A | A

Sábado, 27 de Abril de 2019, 10h:01 - A | A

REFORMA ADMINISTRATIVA

Governo diz que manterá política de extinção de empresas públicas de MT

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O governador Mauro Mendes (DEM) voltou a defender a extinção de seis empresas públicas do Estado de Mato Grosso. Com o aval dado pela Assembleia Legislativa em janeiro deste ano, Mendes já extinguiu a Central de Abastecimento do Estado de Mato Grosso (Ceasa) e a Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem).

 

"Ceasa já estamos fazendo a liquidação, está sendo extinta já. Agem já foi extinta também. Nós vamos prestar o mesmo serviço através de uma superintendência", disse o governador nesta sexta-feira (26), durante entrevista à Rádio Capital FM.

 

Segundo Mauro as duas empresas tinham muito funcionários. No entanto, segundo ele, os serviços poderão ser feito por menos de uma dezena de pessoas.

 

"Extinguir não significa que aquela atividade vai ser desamparada. Agora, nós precisamos fazer o Estado ficar mais eficiente", afirma.

 

Na proposta original do Governo encaminhada para Assembleia Legislativa, Mauro pedia autorização para a extinção da: Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT); Central de Abastecimento (Ceasa); Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat); Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer); Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI); Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem).

 

“Não dá para ter um Governo, nenhuma empresa, que não tenha uma área de informática, que cuida de seus computadores, dos seus servidores, de seus programas. O governo é maior empresa de MT. São mais de 100 mil servidores. Temos lá 15 secretarias e 15 órgãos. O problema é que o modelo que estava lá (MTI), estava muito caro e pouco eficiente. Por isso, que nós partimos para cima. A Empaer a mesma coisa. Custando muito e prestando pouco serviço para o cidadão. Então, nós demos a eles através da sinalização que foi feita na Assembleia uma oportunidade para eles mostrarem serviço. Que reduzam seus custos. Provem que vocês são econômicos, senão vai ser extinto”, completa.

 

Pacto Por Mato Grosso

 

Segundo site oficial do Governo, a reforma administrativa é um dos projetos apresentados pela atual gestão que integra o pacote de ações “Pacto por Mato Grosso”, que visa reequilibrar as contas públicas do Estado. Também foram aprovados pela Assembleia Legislativa e sancionados pelo governador o novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab); a alteração de competências no âmbito do MT Prev; e a lei que prevê os critérios para a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos.

 

"Eu não sou malzinho, não. Estou aqui para defender o cidadão. Se gastar mal aqui dentro não vai ter dinheiro para tapar buraco de estrada, para comprar remédio para saúde. Então, nós temos que economizar dentro do governo. O governo tem que ser mais eficiente", conclui.