Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 18:07 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 18h:07 - A | A

EM MT

Governo lança sistema que detecta desmate em tempo real

Rafael Machado - O Bom da Notícia

Com objetivo de combater o desmatamento ambiental em Mato Grosso, considerado um dos estados 'campeões' em desflorestamento, o governador Mauro Mendes (DEM) lançou nesta quarta-feira (14), o Imagens Planet, um novo sistema que detecta, em tempo real, áreas degradas ilegalmente.

 

Segundo o governador, a ferramenta tem como objetivo, promover o controle ambiental durante 24 horas, possibilitando que o executivo haja antes que o crime tome proporções ou danos maiores ao meio ambiente.

 

“Continuaremos dizendo que Mato Grosso é uma região que produz muito alimento e que respeita o meio ambiente. Agora estamos apresentando essa ferramenta que não existe no Brasil, talvez exista em poucos lugares do planeta, para que, em tempo real, possamos fazer essa detecção e a partir daí agir com os mecanismos de controle”, comentou.

 

A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse que o além dos fiscais da Sema, a ação contará com o apoio do Ibama, do Batalhão Ambiental da Polícia e com outras instituições que possam contribuir no combate ao desflorestamento.

 

“Nós programamos a criação de um centro integrado com a equipe da inteligência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e também da Sesp que vão trabalhar em conjunto para construir o sistema grande de fiscalização, não só com a equipe da secretaria, mas com todos os nossos cooperados. O Ministério Público, com as equipes, também vão nos auxiliar neste alerta no primeiro combate também em uma ação instrutiva de alertar aquele produtor quando tivermos aquele início de desmatamento pequeno a exemplo de outra iniciativas que houveram em municípios que ocorreram e deram resultado positivo”, destacou.

 

Olho do furacão

Queremos preservar, não precisamos que ninguém aponte o dedo aqui, mas se querem preservar também tem que cumprir aquilo que eles estabeleceram nos encontros internacionais ligado ao meio ambiente

 

O governador destacou que Mato Grosso tem profunda relação com questões ambientais porque é um dos estados que mais produz alimento e, por isso, está no ‘olho do furacão’ em relação aos interesses internacionais principalmente dos setores de commodities agrícolas.

 

“Iremos tomar às medidas para estarmos alinhados com os nossos mercados, com os nossos clientes, mas acima de tudo, alinhados com pensamento que nós brasileiros temos. Queremos preservar, não precisamos que ninguém aponte o dedo aqui, mas se querem preservar também tem que cumprir aquilo que eles estabeleceram nos encontros internacionais ligado ao meio ambiente”.

 

“Prometeram recursos para os países que reduzissem a emissão de carbono que preservassem os seus ativos ambientais colaborando com o planeta. Mato Grosso e o país fazem uma grande contribuição com o planeta e isso tem preço e precisa ser pago”, destacou.

 

O democrata frisou que é necessário separar o desmatamento que é autorizado do ilegal. Ele afirmou que no estado qualquer desmatamento permitido pela legislação será realizado, mas, no entanto, prometeu combater os atos ilegais.

 

“Nós temos que separar o desmatamento autorizado e legal daquilo que é ilegal, o estado de Mato Grosso, eu deixo isso muito claro, todo e qualquer desmatamento previsto e autorizado pela legislação brasileira será autorizado pelo órgão ambiental iremos combater duramente todo e qualquer desmatamento ilegal, então nós temos o direito de avançar na nossa produção mas fazer isso em absoluta consonância dos requisitos legais, o governo federal tem sua dinâmica e não cabe a mim como governo estadual fazer esse questionamento”, disse.

 

Taxa de desmatamento

 

Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV) constatou que Mato Grosso perdeu quase uma Cuiabá inteira para o desmatamento em 2018. No levantamento feito entre agosto de 2017 e julho de 2018 apontou que 1.749 km² (174 mil hectares) foram derrubados, o que, segundo o ICV nesse período o estado apresentou a maior taxa de desmatamento nos últimos 10 anos.

 

Veja mais sobre esse levantamento aqui.