Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 10:07 - A | A

Quinta-feira, 18 de Abril de 2019, 10h:07 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Lúdio descarta disputa ao Alencastro, mas defende que esquerda lance candidatura alternativa

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

Mesmo que as eleições municipais só ocorram em outubro de 2020, alguns nomes começam a engrossar a lista para corrida ao Alencastro. Dentre eles voltou a ganhar forte especulação o nome do deputado petista Lúdio Cabrral que, em 2012, disputou a Prefeitura de Cuiabá, tendo como seu vice, na época, o ex-presidente da OAB-MT, e ex-secretário de Silval Barbosa, Francisco Faiad.

 

Nesta última quarta-feira (17), contudo, após a posse Janaina Riva (MDB) como presidente da Assebleia Legislativa, Ludio descartou esta possibilidade. Em conversa com jornalistas, o parlamentar petista afirmou  que estaria fora desse pacote, ao demonstrar total desinteresse no pleito.

 

A preocupação do deputado, de acordo com ele, é terminar o mandato na Casa de Leis, ainda que admita que o Partido dos Trabalhadores deverá  construir uma candidatura alternativa. E que este debate deverá ocorrer após a renovação do diretório da legenda, em nível municipal e estadual.

Ao descarta qualquer possibilidade em disputar o pleito, Lúdio cita que este ano o PT terá sua diretoria renovada, em todas as esferas.

 

“O diretório municipal deverá tratar disso. O PT tem um calendário estatutário e a sigla deverá ser renovada no dia 8 de setembro, em um processo de eleições diretas. No partido toda base é mobilizada para escolher os diretórios municipal, estadual e nacional. Essa nova liderança que será  eleita em setembro terá um mandato de quatro anos e deverá tratar das eleições municipais de 2020 e das eleições de 2022”, disse o petista.

 

Ainda reforçando que o PT faz parte de um coletivo, assim devverá realizar um debate amplo sobre o processo eleitoral, entretanto, ainda nada está definido ainda. 'No PT cada chapa apresenta uma tese para o debate interno. E o calendário para as eleições municipais só vai começar lá pelo mês de março de 2020. É muito cedo para discutir eleições municipais. Eu não vou ser candidato. Está hipótese está absolutamente descartada. Uma decisão já tomada desde muito antes', ainda diz.

 

Defendendo que o partido construa um campo amplo de visão progressista, junto com outros partidos como o PCdoB, Psol, PDT e Pros e  apresentando, assim, uma candidatura alternativa. “Mas está muito cedo para falar de eleições”, finaliza.

 

Além da disputal pela prefeitura em 2012, o parlamentar estadual foi vereador por Cuiabá e tem em seu currículo político algumas disputas eleitorais como em 2014, quando lançou sua candidatura para ocupar o cargo de governador do Estado, mas, foi derrotado por Pedro Taques (PSDB). Em 2018, foi o décimo candidato a deputado estadual mais votado nas urnas com 22.701 votos.

 

Prefeitura 2020


O atual prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) ainda não fala abertamente se disputará a reeleição. Mas já há nomes fortes que poderão  fazer frente ao gestor cuiabano, na corrida eleitoral como o do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), que se afastou do cargo nesta quarta-feira, por 121 dias, e admitiu novamente nesta quarta-feira(17), que pode se candidatar ao cargo de prefeito.

 

Os cinco vereadores opositores ao prefeito emedebista na Câmara [Abílio Júnior (PSC), Dilemário Alencar (Pros), Marcelo Bussiki (PSB), Feliper Wellaton (PV) e Diego Guimarães (PP)] também podem engrossar esta lista dos futuros pré-candidatos ao comando do Palácio Alencastro.