Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 25 de Abril de 2019, 17:33 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019, 17h:33 - A | A

ELEIÇÃO EM NOVEMBRO

Maluf diz que não disputa presidencia do TCE por falta de experiência

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O conselheiro do Tribunal de Contas (TCE), o ex-deputado estadual Guilherme Maluf, disse que não pretende disputar eleição para o cargo de presidente da Corte em novembro. Isto é, ao menos que a legislação permita, uma vez que o ex-tucano acabou de assumir a cadeira no início de março. A declaração foi dada durante seminário sobre ajuste fiscal, realizado no Tribunal de Contas do Estado na manhã desta quinta-feira (25).

 

“Eu não tenho essa pretensão. Só se acontecer por uma força da legislação. Até porque eu acho que essa presidência tem que ser exercida por pessoas que tenham maior experiência com a casa. Eu tenho pouco tempo de casa. Então, se eu puder escolher, eu prefiro aprender mais, ter mais experiência, antes de me lançar como candidato a alguma coisa na Casa”, disse Guilherme.

 

Assim, ele reforça que existe possibilidade de um conselheiro interino assumir a presidência.

 

“Não teria problema nenhum. Acho que existe possibilidade. Mas essa discussão ainda não foi feita. Isso deve acontecer mais no segundo semestre, mas eu não tenho colocado a presidência como projeto próprio. Até porque acho que haverá mudança no quadro de conselheiros. Há uma tendência jurídica que retornem a Casa. Então, tudo isso tem que ser levado em conta”, diz.

 

São conselheiros interinos Jaqueline Jacobsen, que substitui José Carlos Novelli; Isaias Lopes substituto de Antônio Joaquim), Moisés Maciel, substituindo Valter Albano e João Batista Camargo, que ocupa a cadeira de Waldir Teis.

 

Polêmica

 

Maluf se tornou réu na ação relativa à operação Rêmora, que apura as fraudes em licitação na Secretaria de Estado de Educação, em obras e reformas de escolas no Estado. O ex-deputado é acusado por corrupção passiva, organização criminosa e embaraço às investigações. O relator do processo é o desembargador Rondon Bassil Dower Filho. Perminío cita Maluf em sua delação premiada. Quase perdeu a vaga por conta desse imbróglio.

 

Apesar disso, Maluf afirma que foi bem recebido na Corte.

 

“Outros entendiam que eu não teria condição de vir, mas, hoje há uma harmonia, respeito a posição deles, eles estão respeitando a minha posição. E com isso a gente vai construindo essa relação mais harmônica. Essas denúncias á estão judicializadas e vamos aguardar o que a justiça decidir. Não estou fugindo delas, estou encarando de frente, tenho feito minha defesa. Eu só não comento porque é um novo momento da minha vida, então eu prefiro me dedicar a esse novo momento. Sei que as denúncias existem e vou trabalhar para fazer a minha defesa”, conclui.