Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 20:31 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 20h:31 - A | A

REUNIÃO COM BOLSONARO

Mauro Carvalho garante que Estado não vai desistir do repasse do FEX

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O governador Mauro Mendes e, ao fundo, Carvalho

Mauro mendes e mauro carvalho

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, voltou a afirmar que o Estado não vai desistir de cobrar o repasse do Fundo de Auxílio à Exportação (FEX), na ordem de R$ 450 milhões, que deveria ter sido pago no início do ano.

 

A declaraçãode Carvalho foi dada em uma live feita pelo site VG Notícias, nesta terça-feira (14). [veja no final da matéria]

 

O braço direito do governador, no Palácio Paiaguás, lembrou que na semana passada, o gestor estadual, o democrata Mauro Mendes, participou de uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PLS), em Brasília.

 

No encontro, que contou com a presença de 25 governadores, foi entregue ao presidente a “Carta do Fórum de Governadores”, em que constam seis reivindicações que visam assegurar a estabilidade financeira dos estados, dentre estes pontos está o pagamento do FEX.

 

A bancada federal de Mato Grosso, no Congresso Nacional, vem unindo forças para colocar fim aos atrasos no repasses do FEX. Como forma de assegurar que estes recursos ajudem a reequilibrar as contas estaduais. Sobretudo, com eles em caixa o gestor estadual consiga fazer Mato Grosso voltar a crescer.

 

Os oito deputados e os três senadores - sob a coordenação de Neri Geller, neste caso em específico -, vêm conversando com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e com o presidente Jair Bolsonaro para que até o final do ano, seja regulamentada a data do repasse do Fundo e o seu valor. Pois quando a Lei Kandir foi instaurada, não previu essa regulamentação, então o FEX sempre dependeu da articulação política.

 

“Nós não vamos desistir do FEX. Esse recurso vai nos ajudar muito, principalmente, na área da saúde. A bancada federal está imbuída nesse mesmo sentindo. Então, governo e bancada federa vem unindo forças para colocar fim aos atrasos no repasses do FEX. Como forma de assegurar que estes recursos ajudem a reequilibrar as contas estaduais. E com eles em caixa o gestor estadual consiga fazer Mato Grosso voltar a crescer”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.