Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 29 de Abril de 2019, 19:23 - A | A

Segunda-feira, 29 de Abril de 2019, 19h:23 - A | A

VEJA VÍDEOS

Medeiros é vaiado durante audiência na Câmara Federal

Rafael Machado - O Bom da Notícia

Um dos vice-líderes do presidente Jair Bolsonaro (PSL), na Câmara Federal, deputado José Medeiros (Podemos), foi vaiado por indígenas que acompanhavam uma audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na última semana.

 

Durante seu discurso, Medeiros chegou a disser que havia malandros que estavam ganhando dinheiro em cima da população indígena. Ele contou que boa parte do dinheiro que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destina ao povo não é aplicado em políticas públicas.

 

“Eu estou falando o que eu vejo, eu estou falando o que eu estou vendo no meu Estado, o que eu estou vendo é que tem fome. O xavantes estão com falta d’água, com falta de tudo, a questão da saúde, por exemplo, digo aqui pra vocês, vocês sabem o quanto que vem para saúde de vocês? É bilhões, gente! É bilhões. É pouco que chega em vocês”, disse o deputado do Podemos.

 

“Eu trabalhava na Polícia Rodoviária Federal durante 23 anos, e só via os índios passarem em cima de caminhonetes F4000 e comecei a me perguntar, não tem dinheiro para levar os indígenas da tribo até o posto de saúde para comprar um ônibus”, falou o deputado durante a audiência.

O momento mais crítico foi quando o parlamentar disse que “os índios estão em cima de jazidas e ele não pode tirar um diamante. Ele tem madeira e não pode fazer o manejo. Ele tem terra e não pode fazer uma agricultura” foi interrompido à vaias.

 

Nesse momento, a indígena Tuíra Kayapó levantou da cadeira e proferiu discurso na sua língua nativa contra Medeiros.

 

“Deputado, ouça minhas palavras. Eu sou Kayapo, tem que ouvir minhas falas. Fiquei ouvindo você falar do dinheiro e agora vou falar pra você. É vocês aqui deputados que estão roubando dinheiro não foi nós Kayapo que roubamos o dinheiro. É aqui nesta casa que vocês deputados desviam o dinheiro”, diz. O vídeo que mostra a fala dela foi divulgado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

 

Ela ainda pediu para que o deputado enviasse uma mensagem ao presidente pedindo para que respeitasse a Fundação Nacional do Índio (Funai).
“A Funai é nosso órgão há muito tempo, por isso defendemos deixar inteira pra nós. Não fiquem bagunçando nossa saúde indígena. Deputado, deixa nossa saúde do mesmo jeito que está para que possamos defender coisas assim como: mata, rio, Funai, Saúde e entre outros”, pediu.

 

Veja os vídeos:

VÍDEO