Domingo, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 19 de Julho de 2023, 15:39 - A | A

Quarta-feira, 19 de Julho de 2023, 15h:39 - A | A

NO SEST SENAT

MTU lança nesta quinta cartilha contra assédio e violência contra a mulher em ônibus

O Bom da Notícia/ Com Assessoria

A Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), que representa as empresas do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, anuncia o lançamento da 'Cartilha de Prevenção à Violência Sexual Contra a Mulher no Transporte Coletivo'.

O evento acontece nesta próxima quinta-feira, 20 de julho, às 9 horas, no SEST SENAT,na Avenida Fernando Côrrea da Costa, Coxipó, em Cuiabá.

A iniciativa conta com o apoio do SEST SENAT Cuiabá e da Polícia Civil de Mato Grosso, instituições que ajudaram na elaboração da cartilha, e que buscam promover maior conscientização dos motoristas e passageiros para o enfrentamento aos casos de abuso e importunação sexual dentro dos ônibus urbanos.

O lançamento da cartilha integra a programação em alusão ao Dia do Motorista, celebrado dia 25 de Julho.

Cartaz em adesivo vinil com QR CODE serão espalhados dentro dos ônibus, estações e terminais de integração com o intuito de facilitar o acesso da população à cartilha, com informações que visam prevenir, coibir práticas criminosas dentro dos ônibus e até mesmo como proceder em casos de flagrantes.

Todos os motoristas do sistema do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande irão receber instruções de uma equipe de psicólogos do SEST SENAT Cuiabá para lidarem com esses tipos de situações conflituosas.

A MTU já vem realizando outras ações de orientação e prevenção a qualquer tipo de crime contra a mulher. Desde 2015, está em vigor a Lei da Parada Segura, que permite aos motoristas do transporte coletivo de Cuiabá a pararem os ônibus fora do ponto fixo, ou seja, em parada mais próxima da casa da passageira, desde que mantenham a própria rota do coletivo.

Em 2018, a MTU aderiu à campanha nacional 'Ônibus é lugar de respeito! Chega de abusos', idealizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Na ocasião, foram confeccionados busdoor, panfletos entregues aos passageiros e realizadas palestras nas empresas de ônibus, com todos os colaboradores do sistema do transporte coletivo.

A MTU tem sido parceira também da campanha “Mulheres, Até Quando?”, do coletivo feminino que leva o messmo nome - que é um movimento contra o assédio sexual ou qualquer tipo de violência contra a mulher.

Busdoor foram confeccionados com orientação as mulheres a denunciarem, caso sejam vítimas ou presenciem o crime dentro ou fora do ônibus.