Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 15:36 - A | A

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 15h:36 - A | A

EM VISITA DO PRESIDENTE

No dia do Meio Ambiente, Medeiros pede destrave de licenças para obras em BR"s

Ana Adélia Jácomo

Após o encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), nesta quarta-feira (5), na cidade de Aragarças [GO], o deputado federal José Medeiros (PSL) afirmou que a bancada federal voltou a cobrar do presidente a liberação do pagamento de R$ 450 milhões do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) para Mato Grosso.

 

O montante está emperrado em Brasília desde o ano passado. O repasse sempre era feito no final de cada ano. No último mês do governo Temer não foi feito e a inadimplência agravou ainda mais a crise financeira do Estado.

 

O presidente Jair Bolsonaro, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, lançaram na cidade que faz divisa com Barra do Garças [MT], o projeto “Juntos pelo Araguaia”. O evento foi realizado na Praia do Quarto Crescente, na cidade goiana.

 

Além de solicitar a liberação do FEX, Medeiros disse que a bancada cobrou mais investimentos na Infraestrura, como por exemplo, o desentrave de questões técnicas, como licenças ambientais, que impedem a conclusão de obras nas BR's 174, 242, 080 e 158. 

 

“Todas elas estão travadas. Não por falta de dinheiro, mas por entraves de licença. Eu falei isso pra ele [Bolsonaro] e para o ministro do Meio Ambiente, para que nos socorram nisso”, contou ele.

 

Tchélo Figueiredo

Jair olsonaro

Presidente esteve em evento ambiental na divisa de MT e Go

Ao O Bom da Notícia ele disse que estava entrando no avião e que segue direto para Brasília. Além dele, estão na aeronave o presidente Bolsonaro, os ministros Onix Lorenzoni (Casa Civil), Tereza Cristina (Meio Ambiente), Ricardo Salles (Meio Ambiente), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Floriano Peixoto (Secretaria Geral) e Marcelo Alvaro Antonio (Turismo). Também estão no voo os deputados federais Nelson Barbudo (PSL), Neri Geller senador Wellington Fagundes (PL). 

 

“O encontro foi bom porque é importante para os dois Estados, e foi um encontro também de lideranças políticas. Estavam presentes muitos prefeitos, os dois governadores e isso tudo é importante para o desenvolvimento regional e nacional. Lógico que a liberação do FEX é sempre um pedido, e a bancada toda tratou com ele sobre esse assunto". 

 

Sobre a Previdência Social, Medeiros disse que comentou com Bolsonaro sobre a situação fiscal e econômica de Mato Grosso. Segundo ele, a fala do governador Mauro Mendes sobre o tema indica uma união dos Estados e municípios na tarefa de aprovar a proposta. O assunto, proposto por Bolsonaro, segue em tramitação no Congresso Nacional e teria como objetivo alcançar o equilíbrio fiscal do país.

 

“O governador Mauro Mendes fez um discurso muito forte em relação a esse tema. Ele pediu à bancada e ao presidente que seja feita a Reforma já colocando os estados e municípios juntos. A nossa bancada já fez reuniões sobre o tema e sabemos das necessidades que nosso Estado tem, pois aida que esteja quebrado, temos uma saída. Que o país se desenvolva, gere riquezas. A bancada está coesa. Há os que se preocupam com debates ideológicos, que querem transformar o Brasil em uma Venezuela”, declarou ele.

 

No ato, o presidente anunciou a chamada de mil aprovados no concurso 2018/2019 da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O deputado afirmou que o presidente recebeu as demandas de Mato Grosso e ficou de deliberar com os ministros ponto a ponto.

 

Leia também - No Araguaia, Mendes volta defender reforma da previdência em encontro com Bolsonaro

 

Leia também - Sob gritos de "mito", Bolsonaro chega em Aragarças, na divisa de MT com Goiás