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POLÍTICA Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023, 08:46 - A | A

Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023, 08h:46 - A | A

NOVELA DO MODAL

Pinheiro chama de 'Carta de Intenções' projeto sob análise do BRT a promete lutar pelo VLT junto à União

Luciana Nunes/ o Bom da Notícia

Em entrevista ao MT1, na TV Centro América, nesta segunda-feira (13), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), revelou que já realiza articulações em Brasília para garantir a implantação do VLT em Cuiabá.

“Já estou discutindo com o ministro das Cidades[Jader Filho], com o deputado Emanuelzinho[deputado federal e seu filho] uma alternativa para a questão do VLT em Cuiabá. Uma coisa eu adianto, o governo federal e a maioria dos ministros não entendem porque a mudança do modal em Cuiabá, sendo que o VLT é o mais moderno”, disse.

Na semana passada, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT) entrou com uma ação contra a Prefeitura de Cuiabá dando um prazo de cinco dias para que fosse analisado os documentos técnicos apresentados sobre o BRT, visando a aprovação da implantação da infraestrutura do modal em Cuiabá. O pedido é analisado pela 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá.

Os documentos para a implantação do modal foram protocolados na Prefeitura anteriormente em 13 de abril de 2022. Nove meses depois eles ainda não foram analisados. Já o prefeito emedebista - quando questionado sobre o assunto -, garante que estes documentos nunca foram recebidos.

“Primeiro que não tem projeto, eles mandaram para a Prefeitura de Cuiabá, quase que uma carta de intenções, porque ele não tem projeto do BRT. Isso aqui é um crime, todas as vezes que eu passo na avenida da Feb eu penso em Cuiabá isso não vai acontecer. É um BRT fake porque no projeto não tem via exclusiva como temos em Goiânia”.

As obras do Veículo Leve Sobre Trilhos começaram em 2012, para que fosse entregue um pouco antes do Mundial de Futebol, em 2014, já que Cuiabá foi uma das subsedes da Copa do Mundo. Escoradas num projeto que previa 22 km de trilhos divididos em duas linhas: uma que liga o aeroporto, na cidade de Várzea Grande, à Zona Norte de Cuiabá, e outra que liga a Zona Sul ao centro da capital do MT. Contratado no governo do peemedebista Silval Barbosa, o consórcio responsável partiu de um orçamento inicial de R$ 1,477 bilhão. Deste valor, segundo informa a Secretaria Estadual das Cidades, R$ 1,66 bilhão já foram pagos.

Em maio de 2021 o Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem) aprovou a troca do sistema VLT para o sistema BRT (Bus Rapid Transit). A Prefeitura de Cuiabá, no entanto, é contra a conclusão das obras no modelo BRT e luta para impedir as obras.