Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019, 08h:00 - A | A

SAÚDE PÚBLICA

Prefeito diz que HMC estará 100% em funcionamento no final de outubro; antigo PSM será Hospital da Família

Rafael Machado - O Bom da Notícia

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) disse que até o final de outubro o Hospital Municipal (HMC) estará 100% em funcionamento. Segundo o emedebista, o local, atualmente, está operando 70% de sua capacidade e, que nos próximos dias, vai estar em funcionamento os serviços do Pronto Socorro, que funcionará anexo a unidade.

 

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, nesta quinta-feira (8), o emedebista contou que o atual Pronto Socorro Municipal passará por reforma para se transformar no HFam, Hospital da Família.

 

“Estamos finalizando os estudos técnicos aí eu concluo e defino as duas próprias etapas, a quarta e quinta etapa na terça-feira. O que eu posso dizer que no máximo em 60 dias nós vamos ter uma nova era na saúde pública da Capital e do estado de Mato Grosso”, disse.

 

Segundo o prefeito, após a transferência dos serviços do antigo para o novo PSM, fechará parte dos andares da sede deixando apenas o primeiro andar e o subsolo para atendimentos pediátricos e 50 leitos de retaguarda.

O que eu posso dizer que no máximo em 60 dias nós vamos ter uma nova era na saúde pública da Capital e do estado de Mato Grosso

 

“O Hospital da Família, onde vai funcionar será um hospital materno e infantil, vai funcionar uma ala para idosos, uma ala para cuidar dos paliativos, aquelas pessoas carentes que estão nos seus últimos dias de vida e não tem onde ficar, uma ala psiquiátrica e uma ala para saúde mental”, prometeu.

 

HMC

 

Já estão em funcionamento o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além de 40 leitos de UTI.

 

Quando a unidade estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto. (Com informações da Prefeitura de Cuiabá)