Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 20:23 - A | A

Terça-feira, 09 de Julho de 2019, 20h:23 - A | A

PREVISTA PARA PRÓXIMA SEMANA

Reabertura do Hospital Santa Casa dependerá da agenda de ministro da Saúde

Rafael Machado - O Bom da Notícia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou nesta terça-feira (9) que o Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá estará prontaopara ser inaugurado a partir da próxima quinta-feira (18). No entanto, a reabertura do hospital dependerá da agenda do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

 

Segundo a pasta, o governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo (PSB), estão agendando com o ministro uma data com a previsão de que a unidade seja reaberta à população ainda na próxima semana.

 

Em maio, o governador anunciou a requisição administrativa dos bens e serviços da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá após caos financeiro da instituição. Desde então, o hospital passa por ampla reforma há mais de 30 dias, o governos já investiu na obra aproximadamente R$ 2 milhões para troca da piso, manutenção de telhado, pintura, adequações prediais e dedetização.

 

Em entrevista coletiva, na última semana, Mendes disse o Estado dará andamento aos processos de licitações, em caráter emergenciais, para contratação dos serviços que serão disponibilizados à população ainda nesta semana.

 

“A Santa Casa deveríamos ter aberto ela com 15 dias, só que não sei se alguns dos senhores foram na Santa Casa no tempo pretéritos, antes do seu fechamento, se não, terão oportunidade de ir agora na sua reinauguração. Nós adotamos um procedimento pra fazer uma reforma por dentro, mas você começa uma obra e dificilmente sabe quando termina, porque mexe em uma coisa e depois aparece outra”, disse.

 

“Essa reforma termina ao longo dessa semana, nós estamos fazendo as licitações emergenciais para contratação dos serviços que serão disponibilizados. Acreditamos que nos próximos 15 dias, no máximo, nós teremos condições de reabrir a Santa Casa”, anunciou.

 

Após a conclusão dos procedimentos de readequação predial, a unidade será o maior hospital estadual de Mato Grosso – com 242 leitos totais, sendo 30 de UTI.

 

Segundo o Estado, após a reforma, o hospital contará com 10 leitos de UTI pediátrica, nove leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.