Domingo, 19 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 11 de Julho de 2023, 16:05 - A | A

Terça-feira, 11 de Julho de 2023, 16h:05 - A | A

SAÚDE RECUPERADA

Secretário diz que até o final da intervenção antigo Pronto-Socorro será um hospital pediátrico

Da Redação do O Bom da Notícia

Em conversa com jornalistas nesta última segunda-feira(10), no Palácio Paiaguás, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo(UB), assegurou que até o final da intervenção, no dia 31 de dezembro, o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá terá sido transformado em um hospital pediátrico.

A declaração de Gilberto foi dada pouco depois da posse do deputado federal Fábio Garcia, como secretário-chefe da Casa Civil, com a licença no início da semana passada de Mauro Carvalho para substituir Welligton Fagundes(PL), no Senado, por 121 dias.

"A SES vai fazer as interferências para que o prédio possa ter condições para recepcionar alas pediátricas. Claro, dentro deste prazo que a intervenção vem trabalhando", ao apontar decisão da Justiça de Mato grosso de manter a Intervenção do Estado. em Cuiabá, até o final do ano de 2023.

Lembrando que desde que o Gabinete de Intervenção assumiu a Santa Casa, o serviço de atendimento pediátrico tem sido quase que exclusivo do hospital. E que a ideia de transformar o antigo pronto-socorro em hospitl pediátrico é, inclusive, para desafogar estes atendimentos.

"A intenção é equipar e colocar em funcionamento a unidade de saúde no antigo Pronto-Socorro é para, inclusive, desafogar os atendimentos que hoje são realizados na Santa Casa. Temos que fazer um plano daquilo que pode ser implementado nesse prazo e de preferência que sejam decisões perenes, que possam contribuir com o município após a intervenção.”

E ao ser questionado sobre as críticas que vem sendo realizadas, em especial, por alguns parlamentares cuiabanos, contra o Gabinete sobre fechamento de policlínicas e demissão de médicos, Figueiredo asseverou que as decisões tomadas pelos interventores são aquelas que o município deveria ter feito e não fez

"O Governo de Mato Grosso está preocupado em fazer o que o município tinha que ter feito e não fez. Então a gente não se preocupa com as críticas daqueles que torcem contra. Estamos preocupados com a população que precisa dos serviços".

Sobre a situação da Policlínica do Planalto, que ao longo dos anos apresenta problemas de todas as ordens, Figueiredo declarou que como secretário de Saúde, tem dado o apoio necessário para a interventora Danielle Carmona, para que possa colocar em prática as decisões estratégicas para o setor.

Ao ainda apontar a notória mudança na Saúde de Cuiabá após a intervenção com fornecimento de medicamentos, com serviços funcionando, com leitos de pediatria e cirurgias eletivas acontecendo. "Então, até cego consegue ver o que o governo tem feito em poucos meses na Saúde de Cuiabá".

Inclusive, nesta próxima quinta-feira (13), o governo do Estado inaugura a UPA do bairro Jardim Leblon, em Cuiabá. A unidade teve sua obra iniciada em 2016, no último ano de gestão de Mauro Mendes enquanto prefeito da Capital, e o contrato previa que deveria ser entregue até 2018.

Em 2022, a obra chegou a parar por falta de pagamento da Prefeitura de Cuiabá. Com a intervenção determinada pelo Judiciário, a equipe do Governo de Mato Grosso retomou os pagamentos à construtora e fez as devidas adequações na obra.