Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 12:05 - A | A

Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019, 12h:05 - A | A

DEPUTADO CONVOCA SECRETÁRIA

Sema pode liberar construção de seis hidrelétricas; uma delas no Rio Cuiabá

Wellyngton Souza - O Bom da Notícia

Reprodução

wilson santos

 

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) revelou na manhã desta quarta-feira (4), que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) estuda conceder seis permissões para construção de hidrelétricas em Mato Grosso e que esses processos já estão em fase de finalização.

 

Em entrevista à Rádio Capital, o ex-secretário de Cidades no governo do também tucano, Pedro Taques, afirmou que as usinas devem ser construídas no rio Cuiabá – do Manso à passagem da Conceição e que estaria, inclusive, sendo finalizada a liberação das licenças de hidrelétricas . 

 

"Então nós podemos ter 6 novas usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá. Isso é inacreditável, mas essa conversa está criando corpo. Já fiz um requerimento na Assembleia Legislativa solicitando a presença da secretária da pasta, Mauren Lazaretti, para que possa esclarecer se

Isso é inacreditável, mas essa conversa está criando corpo. Já fiz um requerimento na Assembleia Legislativa solicitando a presença da secretária da pasta, Mauren Lazaretti, para que possa esclarecer se essa conversa é verdadeira ou não. A convocação acontece na próxima quarta-feira

essa conversa é verdadeira ou não. A convocação acontece na próxima quarta-feira (11)", disse. 

 

O deputado sugeriu ainda a utilização da energia solar para construção de hidrelétricas sem que agrida o meio ambiente e ironizou ainda como Cuiabá é conhecida na Internet ao se referir do calor. 

 

"Está surgindo uma nova fonte que é a energia solar, Cuiabá é conhecido como ‘cuiabrasa’, que existe dois sol para cada cuiabano. Estamos quase 120 dias sem chuva. Temos que aproveitar essa energia limpa, natural e que não polui os rios mato-grossenses". 

 

 Ao O Bom da Notícia, a assessoria de imprensa da Sema informou que o órgão recebeu os pedidos de licenças por parte dos interessados Maturati Participações S.A e Meta Serviços e Projetos LTDA, mas que ainda não houve nenhuma movimentação de análises ou marcação de audiência públicas.

 

Assessoria confirmou ainda presença da secretaria Mauren na Assembleia Legislativa para esclarecer sobre concessão da liberação de usinas e ainda para tratar sobre o grande índice de queimadas no Estado.