Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 22 de Março de 2019, 11:51 - A | A

Sexta-feira, 22 de Março de 2019, 11h:51 - A | A

OPERAÇÃO SODOMA

Silval e “companhia” depõe por uma das fraudes cometidas em seu governo

Karollen Nadeska - O Bom da Notícia

O ex-governador Silval Barbosa (sem partido) passará por novo interrogatório em processo que investiga desvio de R$ 8,1 milhões dos cofres públicos do Estado,por meio de pagamento dos fornecimentos prestados pela empresa Marmeleiro Auto Posto Ltda, e, por conseguinte, pela remuneração da prestação e manutenção do serviço de gerenciamento do consumo de combustível pela empresa Saga Comércio e Serviço Tecnológico e Informática Ltda.

 

Ao todo, acredita-se, que o ex-gestor estadual desviado R$ 300 milhões por meio de várias fraudes cometidas em sua administração.

 

Ele será ouvido pelo juiz Luiz Tadeu Rodrigues, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que apura o esquema desvendado na Operação Sodoma. A data provável do interrogatório é 10 de abril, às 14 horas. A publicação da intimação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico nesta quinta-feira (21).

 

São arrolados também como réus na ação, o ex-chefe de gabinete de Silva, Silvio Cezar Corrêa Araújo, e o ex-secretário de Administração, Cesar Roberto Zilio. Ambos devem depor no mesmo dia em que Silva.

São arrolados também como réus na ação penal, o ex-chefe de gabinete de Silval, Silvio Cezar Corrêa Araújo, e o ex-secretário de Administração, Cesar Roberto Zilio. Ambos irão depor no mesmo dia em que Silval.

 

Nos dias seguintes, 11, 12, e 15, serão realizadas audiências dos réus Pedro Elias Domingos de Melo (ex-secretário de Administração), Juliano Cezar Corrêa Volpato (empresário), Edézio Corrêa (empresário), Alaor Alvelos Zeferino de Paula, Diego Pereira Marconi (ambos ex-servidores) , e Valdísio Juliano Virato (ex-secretário adjunto de Transporte e Pavimentação Urbana), José de Jesus Nunes Cordeiro e Francisco Anis Faiad (Ex-secretário de Estado de Administração).

 

Organização criminosa

 

Silval liderou por anos uma organização criminosa que desviou milhões dos cofres públicos quando comandou o Palácio Paiaguás, na condição de governador do Estado. Em desvios estratosféricos nas obras da Copa em 2014, nas concessões fraudulentas dos incentivos fiscais a empresários por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grossdo (Prodeic), em vendas de terra da União etc, etc.

 

Chegando a dizer em um dos depoimentos que realizou por conta da sua delação premiada, homologada no Supremo Trubunal Federal, que ele teria connstruído 'um case de sucesso na área de desvios e propinas e ainda que teria empresários na lista de espera para entrar na organização criminosa'. Muito possivelmente por isto, o ministro Luiz Fux, do STF, que homologou a colaboração com a Justiça do ex-gestor, tenha chamado a delação de Silval 'como monstruosa' e que só perdia, no Brasil, para a Lava Jato. Por conta da delação, Silval conseguiu redução para regime domiciliar e semiaberto, sendo 3 anos e 6 meses e 2 anos e 6 meses, respectivamente. Isto é, com uso de tornezeleira eletrônica.

 

As confissões de Silval ajudaram na deflagração de outra operação, a Malebolge. Ele foi condenado há apenas 13 anos de prisão e solto ano passado, cumprindo semiaberto, com medidas cautelares. O ex-governador foi preso em setembro de 2015 na operação Sodoma e ganhou a liberdade em julho de 2017.

 

Data, horário e réus a comparecer nas audiências

 

Dia 10 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os
acusados abaixo registrados:

 

1 - SILVAL DA CUNHA BARBOSA – 14 horas
2 - SILVIO CEZAR CORRÊA ARAÚJO – 15:30 horas
3 - CESAR ROBERTO ZILIO – 17 horas

 

– Dia 11 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os
acusados abaixo registrados:

 

1 – PEDRO ELIAS DOMINGOS DE MELLO, às 14 horas.
2 – JULIANO CEZAR VOLPATO, às 15:30 horas;
3 – VALDÍSIO JULIANO VIRIATO, às 17 horas

 

– Dia 12 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os
acusados abaixo registrados:

 

1 – EDÉZIO CORREA, às 14 horas;
2 – ALAOR ALVELOS ZEFERINO DE PAULA, às 15:30 horas
3 – DIEGO PEREIRA MARCONI, às 17 horas;

 

– Dia 15 de abril de 2019 – ocasião em que serão interrogados os
acusados abaixo registrados:

 

1 - JOSÉ DE JESUS NUNES CORDEIRO – 14 horas
2 – FRANCISCO ANIS FAIAD – 15:30 horas