Sábado, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 09:11 - A | A

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2019, 09h:11 - A | A

SOB INVESTIGAÇÃO

Taques pode ser responsabilizado por calamidade financeira

Kamila Arruda, da Redação

O ex-governador Pedro Taques (PSDB) pode ser responsabilizado pela calamidade financeira de Mato Grosso. Isto porque, o ministro da Economia Paulo Guedes, determinou a abertura de um processo de investigação contra os ex-gestores dos estados com situação financeira crítica.   

 

Diante disso, o tucano pode vir a ser responsabilizado pelos problemas deixados para a atual administração comandada pelo governador Mauro Mendes (DEM), que irá decretar estado de calamidade financeira nesta quinta-feira (17).   

 

A informação foi divulgada pelo Jornal O Globo. Além dos ex-governadores, os Tribunais de Contas também serão alvos de investigação.   

 

A compreensão da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é de que os novos gestores estão comprometidos com o ajuste das contas dos estados e não podem ser punidos ou terem os mandatos inviabilizados pela má conduta dos antecessores.  

 

Partindo disso, o Tesouro Nacional irá solicitar as Cortes de Contas um levantamento de alertas feitos e ignorados pelos antigos governadores. Também serão investigadas possíveis omissões de técnicos das cortes estaduais de contas que legitimaram gestões que não foram responsáveis no campo fiscal.