Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 09:07 - A | A

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 09h:07 - A | A

SAÚDE NA UTI

TCE vê superlotação, estrutura precária e falta de remédios no PS de Cuiabá

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O Tribunal de Contas (TCE) realizou uma inspeção no Pronto-Socorro de Cuiabá e identificou diversas irregularidades, como superlotação e falta de medicamentos. Os problemas que já vinham sendo denunciados pela imprensa, políticos, profissionais da Saúde e Sindicato dos Médicos.

 

O relator das contas do município, conselheiro interino Moises Maciel, notificou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para que ele dê explicações em até 15 dias sobre as falhas encontradas.

Foto: TCE/MT/Ar condicionado apresenta defeito há seis meses na sala de medicamentos 

PS medicamentos

 

 

O vereador Dilemário Alencar usou o seu Facebook nesta terça-feira (4), para criticar o prefeito emedebista e ainda ressaltou a falta de matérias, como luvas, gaze, álcool e até morfina.

 

“Mas o prefeito parece não estar preocupado, pois há tempos os vereadores da oposição em várias fiscalizações apontaram essa triste situação, mas o prefeito prefere dizer que são invenções e boicotes. Agora, recentemente, disse que são os servidores que escondem remédios e materiais”, criticou Dilemário.

 

Na última sexta-feira (31), após vídeo e fotos divulgados pelo ‘O Bom da Notícia’, que mostram larvas saindo do banheiro da Enfermaria 2 do Pronto-Socorro, além da falta crônica de materiais para atendimentos aos pacientes. Emanuel Pinheiro desmentiu as informações.

 

O chefe do Executivo afirmou, durante a entrega da terceira etapa do novo Hospital Pronto Socorro de Cuiabá (HMC), que a falta de medicamentos e insumos básicos são oriundos de boicotes.

 

“Um absurdo! O fato é que está comprovado que continua faltando medicamentos e materiais básicos, mesmo a prefeitura tendo um orçamento de mais de R$ 900 milhões para a saúde este ano. Órgãos, como o Ministério Público, precisam tomar uma atitude enérgica contra esse descaso, pois centenas de pessoas estão sofrendo todos os dias no Pronto-Socorro”, finalizou Dilemário. 

 

Foto: TCEMT/Lixo no chão do corredor de acesso à Sala Vermelha 

Pronto-Socorro

 

A fiscalização do TCE foi realizada por meio de uma equipe da Secretaria de Controle Externo de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal, que identificou irregularidades na Sala Vermelha, Sala de Pediatria, Sala de Traumas e UTI Adulto.


Segundo o Tribunal, na Sala Vermelha, que comporta oito leitos ocupados e é o local de recepção geral dos pacientes advindos de outras unidades, e que além disso também recebe o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foram constatadas duas ocorrências graves: superlotação de pacientes e condições inadequadas para atendimento.

 

Conforme relato dos auditores, na hora da inspeção, realizada dia 29 de maio, havia mais de 35 pacientes na Sala Vermelha acomodados em cadeiras, divãs, leitos de outros setores de internações e até macas do Samu.


Ainda sobre os pacientes levados pelo Samu ao Pronto Socorro, foi constatado que, por várias vezes, as viaturas do serviço ficam paradas no estacionamento da unidade de saúde à espera da internação ou o encaminhamento do paciente para outra unidade, já que não existem macas suficientes para liberar a viatura.


Foram constatadas ainda infiltrações e rachaduras nas paredes e teto, lixo no chão, e aparelho de ar condicionado estragado. Conforme nota de fiscalização encaminhada ao relator das contas de Cuiabá, foi relatado pelos servidores do PS de Cuiabá que as infiltrações no teto da Sala Vermelha e da Ala Pediátrica decorrem das péssimas condições estruturais da caixa d'água da unidade, que corre o risco iminente de desabar, colocando em risco a vida dos pacientes, familiares e profissionais da saúde pertencentes à unidade de saúde.

Foto: TCE/MT Ambulâncias SAMU aguardando pacientes desocuparem macas na Sala VermelhaPronto-Socorro

 


Além da precariedade da estrutura do Pronto Socorro, o TCE-MT identificou a ausência e insuficiência de insumos básicos para atendimento, como por exemplo luvas e gazes.

 

Conforme depoimento dos servidores, a insuficiência de insumos é constante, assim como equipamentos e materiais básicos necessários à realização de procedimentos simples nos paciente.


Foi também identificada a insuficiência de medicamentos. De acordo com os servidores, as insuficiências decorrem da falta de planejamento adequado dos setores de aquisição e distribuição da Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que a unidade demandante (Pronto Socorro) solicita de forma contínua e tempestiva as suas necessidades aos setores competentes.

 

Na visita constatou-se a ausência dos seguintes medicamentos e/ou princípios ativos: albumina, anticoagulantes, propofol, heparina, enoxaparina, hidrocortisona, vitamina K e Dramin. Foi constatada ainda falta de medicamentos há mais de um ano junto à farmácia do hospital, a exemplo do Sulfato de Neomicina, Dexametasona e Regencel.

 

OUTRO LADO

Foto:TCE/MTSuperlotação: pacientes na Sala Vermelha

Sala vermelha

 

Procurada, pelo 'O Bom da Notícia' nesta terça-feira (04) para dar esclarecimentos relativos às denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde informou por meio de nota que o  prédio do atual Pronto-Socorro é uma construção antiga, com mais de 30 anos, e que por isso tem muitos problemas estruturais.

 

Informou aique a Sala de Sutura está com 34 pacientes e a Sala Vermelha com 19.

 

Veja nota na íntegra: 

 

Em relação às denúncias sobre o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde informa:
-O prédio do atual Pronto Socorro é uma construção antiga, com mais de 30 anos, e que por isso tem muitos problemas estruturais.

 

-Nesta terça-feira (04), de acordo com o censo noturno a Sutura está com 34 pacientes e a Sala Vermelha com 19. As fotos que ilustram a matéria foram tiradas em um dia em que a Sala Vermelha estava realmente lotada, mas essa é uma condição que varia constantemente.

 

-Sobre a superlotação do hospital, já é de conhecimento de todos que com a crise na saúde pública em todo o estado de Mato Grosso a população que precisa de tratamento vem ser atendida no Pronto Socorro de Cuiabá, que em hipótese alguma nega atendimento a quem quer que seja. Mesmo com toda a dificuldade, atende a todos os pacientes que procuram atendimento.

 

-A equipe de médicos e enfermeiros do Pronto Socorro de Cuiabá é altamente especializada e não mede esforços para realizar os atendimentos da melhor forma possível. O objetivo da equipe do Pronto Socorro é salvar vidas.

 

-No Hospital Municipal de Cuiabá - HMC, onde em breve funcionará o novo Pronto Socorro da capital, atualmente estão funcionando o ambulatório, o parque tecnológico de imagens, além de 178 leitos de enfermaria, o que possibilitou a retirada dos pacientes do corredor do Pronto Socorro. Com a abertura total do HMC, o atual Pronto Socorro será totalmente reformado, onde passará a funcionar o Hospital da Família.
-Em relação às macas, não há no momento unidades disponíveis no Pronto Socorro para acomodar novos pacientes, por isso as macas do SAMU ficam retidas para que o paciente fique devidamente acomodado enquanto aguarda vagar um leito.