Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 18 de Maio de 2019, 09:40 - A | A

Sábado, 18 de Maio de 2019, 09h:40 - A | A

CUIABÁ

Vereador cobra melhores condições de trabalho para garis

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

(Foto: Reprodução/Web)

 

Os garis de Cuiabá denunciaram ao vereador Dilemário Alencar (Pros) péssimas condições de trabalho e salários irrisórios. O vereador criticou a situação em seu Facebook nesta sexta-feira (17).

 

A empresa que presta serviços de coleta de lixo na Capital é a Locar Gestão de Resíduos. Conforme o parlamentar, a empresa não fornece nem luvas ou botas aos seus funcionários, colocando a classe em risco. 


“A Locar cortou o sacolão, vale gás e não paga plano de saúde para os garis. Estamos cobrando da Locar que ela dê melhores condições de trabalho para os garis. Essa empresa venceu licitação da Prefeitura de Cuiabá e saiu com contrato de R$ 19 milhões para um de quase R$ 40 milhões”, critica o vereador a tribuna.

 


Sob este contexto, o vereador lembra que já foi muito difícil a empresa colocar caminhões novos nas ruas. “Falta ainda mais caminhões. E nós batemos duro porque não temos condições. A Locar paga o pior salário para os garis de Cuiabá. Não dá as mínimas condições. A categoria as vezes não recebe nem luva ou botas”, disse.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), entregou em 6 de maio 25 novos caminhões para a coleta de resíduos domiciliar em Cuiabá. 

 


Frotas sucateadas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Urbana (Sindilurbe), Wenderson Alves, denunciou jornada excessiva sem pagamento de horas extras, frota precária, falta de equipamento e possível risco de contaminação por chorume.

“Estou lutando em defesa da valorização dos trabalhadores garis. Eles realizam um trabalho essencial para nossa cidade, mas recebem um péssimo salário e trabalham em condições precárias. Imagina uma cidade sem garis? Seria um caos!. Peço ajuda de todos para que haja valorização para essa importante categoria”, comenta Dilemário.

VÍDEO