Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 27 de Outubro de 2019, 19:00 - A | A

Domingo, 27 de Outubro de 2019, 19h:00 - A | A

XADREZ POLÍTICO

Vice descarta renúncia e coloca em xeque discurso de Pinheiro

Marisa Batalha - O Bom da Notícia

Assessoria

NIUAN

 

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (Podemos), descartou qualquer possibilidade de renunciar ao seu mandato como estava sendo especulado nos bastidores, após acirrar as diferenças entre ele e o prefeito emedebista Emanuel Pinheiro.

 

Principalmente depois de circular informação dentro da Câmara de Vereadores, que estaria contido na minirreforma administrativa enviada à Casa de Leis, por Pinheiro, nas extinções previstas de algumas secretarias - como a de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 anos -, ainda o fim de todos os cargos da estrutura administrativa, existentes atualmente na vice-prefeitura de Cuiabá, comandada por Niuan. Como também estaria contida na mensagem de Emanuel, a exclusão orçamentária da pasta, em sua totalidade, para 2020.

Niuan reafirma disposição de disputar a prefeitura no ano que vem e 'peitar', inclusive, uma eventual reeleição de Pinheiro, sob o argumento de buscar um novo discurso e uma nova prática política, bem distante da que existe ainda hoje

 

 

Informação que acabou sendo desmentida pelo prefeito cuiabano, que classificou a notícia como 'uma possível mentira de bastidor', mesmo que bastante incomodado sobre este questionamento feito pelos jornalistas, em evento nesta sexta-feira (25), na entrega simbólica de 186 cadeiras de roda para pacientes de reabilitação da rede municipal.

 

Já a declaração de Niuan foi dada esta semana no encontro do Podemos na capital, organizado por ele no Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, em um espaço que ficou abarrotado de gente. Quando voltou a reafirmar sua disposição de disputar a Prefeitura de Cuiabá no ano que vem e 'peitar', inclusive, uma eventual reeleição do gestor emedebista. Sob o argumento da transformação; de buscar um novo discurso e uma nova prática política, bem distante da que existe ainda hoje.

 

Colocando, inclusive, em xeque o fato de Pinheiro ter antecipado o processo eleitoral, propagando em suas conversas com a imprensa que teria 11 a 12 partidos defendendo sua candidatura à reeleição. "Conversei com vários dirigentes partidários e o que tenho escutado que apoio, de fato, somente será discutido ano que vem. Assim, este discurso não passa de uma cortina de fumaça".

 
Ainda lembrando que o distanciamento com o prefeito foi costurado pouco a pouco com seu alijamento da administração, quando então observou que o gestor não cumpriria sua promessa, quando ambos ganharam as eleições, de que a vice-prefeitura não seria um cargo coadjuvante e que estariam juntos ao longo do mandato, garantido nas urnas pelo voto popular.

 

O encontro político que contou com a presença da presidente nacional do partido, Katia Abreu, o governador democrata Mauro Mendes, e de vários parlamentares municipais e estaduais, além de consolidar Niuan como pré-candidato, ainda recepcionou a senadora Selma Arruda ao partido, que deixou recentemente o partido bolsonarista [PSL].

 

Ao lado do vice e do deputado federal José Medeiros, presidente do diretórioem Mato Grosso, a juiza aposentada e agora senadora não escondeu sua alegria com a mudança de sigla e não mediu elogios a Niuan, ao citá-lo como uma liderança forte e jovem. Apontando a possibilidade de que seja Niuan, a pessoa certa para recuperar a autoestima da capital. Pois ainda de acordo com ela, a disposição de Niuan em fazer a diferença, o torna a pessoa certa para transformar 'uma capital que tem muito a oferecer', mas que estaria judiada 'por conta de gestores que ou não amam a cidade ou não têm capacidade de geri-la'.

 

Medeiros como a senadora reforçou a candidatura do vice-prefeito de Cuiabá, na disputa pelo comando do Palácio Alencastro, nas eleições de 2020. Reiterando que Niuan - que se filiou ao partido em 13 de agosto deste ano -, teria sido uma grata surpresa para o Podemos. E que sua chegada uniu a vontade do Podemos em ter candidatura própria na disputa majoritária. E, sobretudo, que a legenda estaria trabalhando fortemente para a consolidação do nome de Niuan não só como pré-candidato, mas como o sucessor de Pinheiro, na prefeitura da capital.

 

Veja galeria de fotos e vídeos do encontro