Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 29 de Março de 2019, 08:00 - A | A

Sexta-feira, 29 de Março de 2019, 08h:00 - A | A

ELEIÇÕES 2020

Wilson diz que PSDB quer candidatura própria no próximo pleito

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) não descarta participar da corrida ao Alencastro em 2020, mas não como candidato, como articulador.

 

Disse em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, nesta quinta (28), que a sigla tucana quer lançar uma candidatura própria. Dentre os possíveis pré-candidatos estão Paulo Borges, vereador Ricardo Saad, o advogado Ussiel Tavares, o deputado estatual Carlos Avalone e o ex-secretário adjunto de Turismo, Luís Carlos Nigro.

 

O tucano também não descartou uma possível aliança com o deputado petista, Lúdio Cabral. Os dois atualmente fazem oposição na Assembleia Legislativa ao governador Mauro Mendes (DEM).

 

“Ludio e eu nunca tratamos desse assunto. Sem dúvida que são duas lideranças importantes. Tem muito serviço prestado a cidade. Se acontecer essa aliança vai ser uma aliança forte. Mas nunca tratamos desse assunto. Eu já me reuni com o Lúdio e tratamos sobre nossa postura diante do governo Mauro Mendes, disse Wilson.

 

Lúdio e Wilson são contrários a aprovação que autoriza o governador Mauro Mendes a contratar um empréstimo de U$ 250 milhões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

 

Ludio e eu nunca tratamos desse assunto. Sem dúvida que são duas lideranças importantes. Tem muito serviço prestado a cidade. Se acontecer essa aliança vai ser uma aliança forte. Mas nunca tratamos desse assunto. Eu já me reuni com o Lúdio e tratamos sobre nossa postura diante do governo Mauro Mendes

O objetivo é sanar outra dívida bancária, com o banco americano Bank Of América. “O Gallo [secretário de Fazenda] não soube explicar a origem dessa dívida. Ele acha que foi por conta da Copa do Mundo em 2014, mas não tem nada a ver. Isso começou em 1997, quando o Estado negociou com a União”, disse ele ao Jornal do Meio Dia.

O parlamentar tucano no Jornal do Meio Dia,  ainda relembrou que na gestão do ex-governador Silval Barbosa, o montante foi renegociado em dólar. E que o ex-governador Pedro Taques (PSDB) já havia solicitado ao Tesouro Nacional para alongar a dívida, quando alegou incapacidade financeira para pagar o valor semestral de R$ 140 milhões. Para o petista, essa proposta não apresenta segurança, uma vez que o prazo será muito longo e o valor do dólar poderá sofrer oscilações. Além disso, destacou que Mauro está transferindo para os próximos governos a responsabilidade do pagamento desse empréstimo. 

 

Contudo, na manhã desta quinta (28), os deputados aprovoram com 17 votos favoráveis e três contra o tal  empréstimo

 

Derrotados 

 

Wilson e Lúdio já foram derrotados nas urnas em eleições municipais. Em 2012, Lúdio perdeu o Alencastro para Mauro Mendes. Ele obteve 140.798 votos, o que corresponde a 45,35% dos votos válidos. Já Wilson foi derrotado por Emanuel Pinheiro em 2016. Ele conquistou 103.483 votos.