Domingo, 19 de Maio de 2024

AGRO & ECONOMIA Sábado, 12 de Novembro de 2022, 12:01 - A | A

Sábado, 12 de Novembro de 2022, 12h:01 - A | A

BID encerra prazo de indicações e Ilan Goldfajn é candidato brasileiro

Economia

Ilan Goldfajn foi indicado por Paulo Guedes
Agência Brasil

Ilan Goldfajn foi indicado por Paulo Guedes

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerrou o prazo para indicações à presidência da instituição, confirmando a candidatura do ex-presidente do Banco Central Ilan Goldfajn, indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A indicação foi feita nas vésperas das eleições brasileiras e, depois da vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega escreveu uma carta pedindo para que a eleição fosse adiada e o futuro governo pudesse sugerir outro nome. A carta foi enviada à secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e aos governos de Chile, Colômbia e Argentina

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Na carta, Mantega dizia falar em nome do novo governo, afirmando que Lula gostaria de fazer outra indicação. O adiamento, porém, não foi realizado, e Ilan Goldfajn foi oficializado como o candidato brasileiro. Confira os nomes que concorrem à presidência do BID:

  • Cecilia Todesca Bocco, nomeada pela Argentina;
  • Gerard Johnson, nomeado por Trindade e Tobago;
  • Gerardo Esquivel Hernández, nomeado pelo México;
  • Ilan Goldfajn, nomeado pelo Brasil;
  • Nicolás Eyzaguirre Guzmán, nomeado pelo Chile.

Neste domingo (13), os candidatos serão entrevistados pelos governadores do BID. A eleição está marcada para o dia 20 de novembro.


Fonte: IG ECONOMIA