Quinta-feira, 12 de Junho de 2025

AGRO & ECONOMIA Quarta-feira, 11 de Junho de 2025, 14:31 - A | A

Quarta-feira, 11 de Junho de 2025, 14h:31 - A | A

AGRO

Cuiabá sedia encontro da cadeia de suprimentos agrícolas de Mato Grosso

O Bom da Notícia/ com assessoria

As principais empresas do setor de suprimentos agrícolas de Mato Grosso, se reuniram na primeira edição do Agro Supply Summit, nesta terça-feira (10/06), em Cuiabá (MT). O evento contou em sua programação com palestras e painéis interativos, com temáticas da visão de gestores da agroindústria, inovação, tecnologia e desafios em logística e supply chain.

O Agro Supply Summit foi organizado pelo Instituto Farmun, segundo o seu diretor executivo, Michel Inácio Amorim Muniz, a concepção do evento veio após a constatação de um grupo de gestores da área da necessidade de um processo sistemático de comparação de práticas e processos entre esses diferentes players. “Vários diretores e gestores de empresas do agro se reuniram para a realização de um benchmark. Neste momento houve trocas de ideias e soluções. Mas isso tomou uma proporção maior porque eles entenderam que os fornecedores, aqueles que atendem o agro no dia a dia, precisavam estar juntos para contribuir com novidades e entender melhor essa dor. E assim surgiu a ideia do evento, para que nós pudéssemos unir toda essa cadeia de suprimentos, seja aqueles que precisam de uma solução, como aqueles que tem a solução para apresentar”, destacou.

Para o diretor Administrativo e Serviços Compartilhados da Bom Futuro, Leonardo Rossato, o Agro Supply Summit é uma oportunidade enriquecedora para o desenvolvimento e absorção de conhecimento pelos participantes. “Para a Bom Futuro estar nesse evento significa a possibilidade de interagirmos com outras empresas, com outras pessoas. E um grande aprendizado nos relacionamentos interpessoais e de como a gente pode melhorar a nossa cadeia de suprimentos interna, no uso das tecnologias, na melhora dos relacionamentos interpessoais e como desenvolver a nossa mão de obra interna, a fim de que os nossos profissionais também possam entregar o máximo deles à disposição da empresa”, disse.

Uma importante cadeia de suprimentos, o de máquinas agrícolas, também sentiu a necessidade de se discutir sobre supply chain e logística, como explica o gerente de Suprimentos Indiretos da SLC Agrícola, Cláudio Dorneles Ebert. “A troca de informações, a troca de qualificações e para compartilhar quais são as nossas falhas, as nossas necessidades de melhorias no setor de Supply Chain dentro do Agro. Então a gente vinha conversando com outros grupos e decidimos a necessidade de fazer um evento maior, não simplesmente benchmark one-to-one, ou como juntar 2, 3, mas fazer um evento trazendo toda a cadeia de suprimentos do agro do Brasil para um evento para a gente poder falar sobre Supply”, pontuou.

Segundo o diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini, a instituição focada em educação profissional, tecnológica e de soluções, se esforça para seguir as constantes atualizações do agro. “O estado de Mato Grosso é um estado que tem um crescimento maravilhoso do agro, mas agora ele, além de continuar crescendo no agro, também cresce em cadeias agroindustriais. Essas cadeias que têm tecnologias industriais da qual o Senai desde 1942 no Brasil, vem formando especificamente em Mato Grosso. Cada vez mais ajustamos o nosso ‘GPS institucional’ para sermos mais relevantes para essas cadeias, seja ela de alimentos, seja ela de biocombustíveis ou outros setores, mas que têm na base agrícola a sua origem e cada vez mais processam e agregam o valor desses produtos aqui no estado”, explicou.

A primeira edição do Agro Supply Summit contou com o apoio da John Deere, Petroplus, Sesi, Senai, Sompo e Okubo.