Domingo, 19 de Maio de 2024

AGRO & ECONOMIA Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 14:45 - A | A

Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 14h:45 - A | A

PLANO DE CRESCIMENTO

Holding de Cuiabá entra no mercado de M&A e mira em expansão nacional

O Bom da Notícia/com Assessoria

Com mais de 6,5 mil clientes ativos, a Tutors Participações, de Cuiabá-MT, está ampliando sua área de atuação para o setor de M&A (fusões e aquisições de empresas). O avanço para um mercado em franco crescimento faz parte de um ousado planejamento da holding, que prevê, para os próximos anos, a consolidação de sua expansão nacional. Do segundo semestre de 2023 até 2024, a companhia já concluiu seis negociações.

As operações abrangem setores de consórcios, seguros e investimentos internacionais, alimentos, tecnologia e agronegócio. Dentro da empresa, esse trabalho é realizado por meio da TGA Partners, subsidiária criada para funcionar de forma exclusiva e especializada no campo das fusões e aquisições. Segundo o CEO da Tutors, José Leão Portela, o movimento levou em consideração o fato do Brasil se apresentar como um atrativo para investidores externos.

A afirmação do CEO é confirmada por um relatório da empresa KPMG, no qual 40% dos investidores entrevistados apontam que, na América Latina, o Brasil é “atrativo” para esse tipo de operação e 29% consideram “muito atrativo”. “Temos um país continental, com muitas empresas de pequeno e médio porte. Um mercado muito pulverizado, com players locais e regionais. Esse é um caminho perfeito para consolidações e alta atratividade”, explica Portela.

Neste cenário, o grupo enxerga o agronegócio como um dos principais setores que podem alavancar as M&A. A avaliação é de que empresas ligadas às áreas de revenda de insumos, produção de milho e soja, além de indústrias de etanol intensifiquem esse tipo de operação neste ano. A previsão tem como base impactos causados por fatores como desvalorização nos preços das commodities, redução nas vendas, juros altos e endividamento.

“Atualmente, a rentabilidade da soja e do milho é quase negativa. Estamos vendo produtores endividados com parcelas assumidas anteriormente. Em alguns municípios nos deparamos com máquinas novas estocadas nos pátios das empresas. Em outros, produtores arrendando suas terras. Quando juntamos esses gatilhos, criasse uma projeção robusta para o crescimento das fusões e aquisições”, completa.

Apesar desse cenário, Portela acredita que outros aspectos, além do financeiro, são preponderantes àqueles que buscam parcerias via M&A. Como exemplo, cita que há uma atenção maior para outras faces do capital, como humano, tecnológico, social e cultural. Nesse sentido, ele aponta que a contratação de uma boa empresa de assessoria ajuda a mitigar os riscos da operação e maximizar o valor do negócio, com base nas expectativas do cliente.

“Muitas vezes, a empresa que o cliente construiu representa sua história e seu legado. Portanto, a assessoria deve ter essa sensibilidade e capacidade de entender todas as formas de valores envolvidos. É fundamental buscar uma sociedade em que há o acréscimo de equipes dedicadas, competentes e com ideias inovadoras, junto com a consolidação de uma cultura voltada ao sucesso e prosperidade”, pontua Portela.

TUTORS PARTICIPAÇÕES

A Tutors Participações iniciou sua jornada como Ouro do Cerrado Investimentos e Educação Financeira, mudando sua marca, no final de 2012, para Ouro Investimentos e Ouro Educação Financeira. Hoje, é um ecossistema que ajuda os clientes a alcançarem independência financeira via investimentos nacionais e internacionais, seguros, consultoria de comercialização no agronegócio, crédito e consórcio.

Compõem essa estrutura: A Hedge Agro Consultoria; Ouro Investimentos; Ouro Securitizadora; Ouro Planejamento e Seguros; Racon Consórcios; Real Life; TGA Partners e Tutors Consultoria. A Tutors oferece um portfólio diversificado e completo, focado no processo de independência financeira do cliente.