Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

ARTIGOS Sábado, 15 de Junho de 2024, 07:10 - A | A

Sábado, 15 de Junho de 2024, 07h:10 - A | A

Licio Antonio Malheiros

O papel dos líderes comunitários

Dentro do contexto eleitoral municipal; o prefeito, é a figura que comanda o Executivo, os vereadores são os legítimos representantes do povo, para fiscalizar, cobrar do Executivo, assim como criar projetos de lei que vão de encontro aos anseios e necessidades dos munícipes, principalmente os mais humildes, os expropriados do capital.

A ponte entre Executivo, Legislativo Municipal, até chegar aos inúmeros bairros de uma capital.

Existe, a figura dos presidentes de bairro que são líderes comunitários que desempenham papel importante na melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros.

Porém, nem sempre os presidentes de bairro conseguem atender as demandas; por limitações de influência e conhecimento cognitivo em alguns casos.

Aí surge, a figura pouco conhecida dos líderes comunitários, que são mais do que meros representantes de suas comunidades.

Existindo neles, uma percepção da realidade que vai além do que todos conseguem enxergar.

 Daí a importância de um líder comunitário, pois estes assumem perante as pessoas do local onde mora, a responsabilidade, o zelo e o cuidado por todas as questões de interesse comum.

Este artigo tem como precípua básica registrar de forma clara e cristalina à importância dos líderes comunitários, no contexto dos bairros principalmente os periféricos.

 Eu poderia elencar uma centena de bons líderes comunitários, porém desta feita, irei declinar a importância singular de um líder comunitário, uma pessoa que tem relevantes trabalhos prestados   à comunidade, neste caso especifico um morador do Altos da Serra II.

Reporto-me, ao grande líder comunitário do bairro Altos da Serra II e adjacência, o senhor Deva Fonseca.

Mesmo deixando de ser presidente de bairro, continuou atuando de forma incisiva na busca de melhorias para o seu bairro e os demais bairros periféricos, levando, aos munícipes: dignidade, bem-estar e entretenimento, e isso, durante os 4 anos de mandato do prefeito em exercício, e não apenas em época de eleição.

O diferencial do Deva Fonseca para os demais, consiste no processo de empatia dele para com os munícipes.

Mesmo não ocupando cargo eletivo, faz o papel de ajudar e servir os moradores desses bairros periféricos, que são carentes de praticamente tudo, porém o principal fator nesse processo, consiste na busca incessante junto ao Executivo Municipal, por melhorias substancias para o bairro.

Pois o Deva Fonseca, no papel de líder comunitário consegue mobilizar toda comunidade para solucionar os problemas que estão dentro de seu alcance e também se torna um fiscalizador e intermediário entre a comunidade e o poder público, para resolução de problemas como ruas esburacadas e buraco é o que não falta em Cuiabá, além de buscar suprir a falta de medicamentos em unidades de saúde e por aí vai.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo