Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

AUTOMÓVEIS Quarta-feira, 19 de Julho de 2023, 18:35 - A | A

Quarta-feira, 19 de Julho de 2023, 18h:35 - A | A

Toyota celebra sucesso de híbridos no Brasil e pensa em novo modelo

Carros

Toyota Corolla é o carro híbrido mais vendido do país desde sua chegada
Carlos Guimarães/iG

Toyota Corolla é o carro híbrido mais vendido do país desde sua chegada

Próximo de completar quatro anos de comercialização da versão híbrida do Corolla , a Toyota afirma ter comercializado mais de 60 mil automóveis com a tecnologia híbrida flex no Brasil. Uma das pioneiras a oferecer a tecnologia híbrida no mundo, a Toyota foi a primeira fabricante a disponibilizar um veículo híbrido com a tecnologia flex para o público brasileiro.

Segundo a Toyota, seus 60 mil híbridos vendidos correspondem a 16 mil toneladas de CO2 que deixaram de ser lançadas na atmosfera , o que equivale ao plantio de 2,2 milhões de árvores .

A tecnologia utiliza três motores : um a combustão e dois elétricos. Um dos propulsores elétricos atua como gerador de energia para a bateria, convertendo energia dissipada dos freios em energia para ser armazenada . Esse motor também entra em funcionamento quando o motor a combustão passa a fornecer energia para o sistema ou quando o condutor tira o pé do acelerador.

O segundo motor elétrico é responsável por fornecer energia diretamente para as rodas dos modelos, proporcionando rodar de forma silenciosa e sem gastar combustível, mas, somente em velocidades baixas. Esse motor ainda auxilia o propulsor flex em situações específicas como ultrapassagens, por exemplo.

Segundo a Toyota, o Corolla sedã com motorização híbrida flex já foi responsável por 32 mil unidades comercializadas desde 2019, enquanto o Corolla Cross , lançado em 2021, já emplacou quase 30 mil unidades. Ambos os modelos são produzidos no Brasil, o sedã em Indaiatuba/SP e o SUV em Sorocaba/SP.

Toyota Yaris Cross apresenta similaridades visuais com o RAV4
Reprodução

Toyota Yaris Cross apresenta similaridades visuais com o RAV4

Além dos dois modelos, a Toyota do Brasil ainda estuda a fabricação de um terceiro modelo híbrido flex. Em abril, a marca anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão na planta de Sorocaba para a produção de um “ compacto híbrido flex ”.

O novo modelo ainda não foi confirmado pela Toyota, mas espera-se que seja o Yaris Cross , revelado oficialmente em maio. Oficialmente, o que se sabe é que a novidade será fabricada junto do Corolla sedã em Indaiatuba.

A picape Hilux , principal produto da Toyota no Brasil em termos de volume, também ganhará uma versão híbrida em breve , fontes afirmam que o modelo será revelado ainda este ano, mas a motorização não deve chegar ao Brasil antes de 2025.

Fonte: Carros