A fundação Abrigo do Bom Jesus, em Cuiabá, iniciou as buscas por apoio financeiro para instalação de uma Horta Terapia para contribuir com o desenvolvimento dos idosos assistidos pela casa. Projeto foi elaborado pela Associação Mato-grossense dos Municípios e a implantação custará R$ 116 mil. O documento foi apresentado ao Rotary Club que começou viabilizar recursos para obra.
Presidente da Fundação, Cleide Miranda de Oliveira contou que a apresentação do projeto foi realizada para a governadora do Distrito 44 do Rotary e para o presidente do Distrito 4440, Leôncio Pinheiro. "A AMM veio até aqui, conheceu nossa realidade e entregou um projeto maravilhoso. Agora fizemos a apresentação para os representantes do Rotary Club que já estão buscando recursos para implantação do projeto. Acreditamos que já no próximo ano teremos a nossa horta", contou.
Ainda conforme Cleide, a Horta Terapia será mais um mecanismo de ocupação e desenvolvimento dos 81 idosos que moram no local. Atualmente, existem outras atividades lúdicas com artesanato, danças, pintura, mas nem todos se identificam.
"Alguns não gostam de artesanato. A nossa psicóloga fez um trabalho de pesquisa com eles e a maioria pediu uma horta. Grande parte dos idosos daqui é da zona rural, sempre teve contato com plantação, com a terra e sente falta", explicou Cleide.
Outro motivo apontado pela presidente é o prazer que os idosos terão em comer aquilo que plantarem. Eles vão ter o prazer de acordar bem cedinho para cuidar da plantação. Terão a verdurinha do dia.
O projeto consiste em uma horta suspensa e adaptada para pessoas com mais dificuldades de mobilidade. Poderão ser plantadas desde ervas medicinais como poejo, boldo, erva-cidreira, até verduras e vegetais como rúcula, agrião, tomate, alface, cebola, dentre outros.
Estamos muito felizes e agradecidos com a preocupação e comprometimento do Rotary. A horta vai mudar completamente a nossa rotina, para melhor, finalizou.