Quinta-feira, 19 de Junho de 2025

CIDADES Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 13:02 - A | A

Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 13h:02 - A | A

VEJA VÍDEO

Cadeirante de 98 anos é destratada em supermercado em Cuiabá e família denuncia descaso do estabelecimento

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Dona Nicácia Figueiredo de Carvalho, de 98 anos acompanhada de sua neta Selma Cristina Silva Conceição foram tratadas com imenso descaso no Supermercado Atacadão, que fica na estrada de Chapada, na semana passada.

De acordo com a denúncia feita ao site O Bom da Notícia, nesta última quarta-feira (19), dona Nicácia, por conta da idade avançada - assim, já usando para se locomover, de uma cadeira de rodas - após realizar suas compras no supermercado foi para a fila preferencial, que estava lotada.

Preocupada com a avó, a neta pediu se poderiam passar na frente, já que estavam há quase uma hora na fila e, claro, pela mobilidade reduzida de dona Nicácia. Ao questionar a Caixa sobre esta possibilidade, escutou não só um sonoro 'não', como a resposta, em tom alto, de que naquela fila não haveria privilégios, 'já que todos eram prioritários e que ninguém iria furar fila'.

Selma ainda tentou explicar que - de acordo com a legislação federal -, pessoas acima de 80 anos têm, sim, o benefício do atendimento, inclusive, sobre os prioritários mais novos. Quando novamente recebeu a negativa da caixa, que poderia obviamente encaminha-la a outro espaço, para que a senhora de 98 anos pudesse pagar os ítens comprados e seguir para a sua residência.

"Foi horrível. Fui destratada pela funcionária, fui exposta por ela, pois ficou comentando com os que estavam em volta sobre a nossa situação, como se estivéssemos errados. Então pedi para falar com o gerente que se negou, igualmente, a nos atender. Assim, estou denunciando minha indignação no tratamento que recebemos, pois fomos privados de sermos atendidos por total falta de preparo dos funcionários. Fomos destratados, mal interpretados no momento de reivindicar nosso direito. E ficamos na fila por mais de 1 horas de relógio até sermos atendidos. Até quando vamos suportar esse descaso com os idosos e portadores de necessidades especiais?"

Esta mesma denúncia foi encaminhada - junto com alguns áudios ao programa Cidadão Consumidor, da TV Cidade Verde na terça-feira (18). (Veja vídeo abaixo) 

Em um trecho dos áudios, a neta, Selma ainda aponta que os funcionários do Atacadão afirmaram que não passariam a idosa na frente, e que desconheciam a Lei. E que na fila teriam pessoas igualmente com necssidades especiais, que seriam autistas. Assim, não mostrando nenhuma empatia à situação de dona Nicácia que possui quase 100 anos.

"Em nenhum momento eles falaram que iriam passar minha avó na frente, falaram que desconheciam a Lei, e que todos que estavam na fila eram preferenciais, e que tinham autistas na fila. [...] Ainda disse à Caixa que pela lei, pessoas acima de 80 anos são, sim, passadas na frente. E a resposta foi que lá [no Atacadão] essa Lei não existia. Ainda riu da nossa cara", desabafou. 

Ainda que de acordo com a Lei nº 10.048/00, da Constituição brasileira, tenha esta garantia no atendimento preferencial a idosos acima de 80 anos, diante não só de outras pessoas como de outros tipos de deficiências, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, pessoas com obesidade e autistas. 

Conforme comentado no programa, a família da idosa poderá ingressar com processo de danos morais.

Para entender danos morais são aqueles que ferem o interior da pessoa, seu psicológico, bem como os direitos da personalidade, como o nome, a honra e a intimidade.

Outro lado 

A reportagem tentou contato com o Atacadão por telefone, mas ninguém atendeu ou retornou as nossas solicitações. O espaço segue em aberto para pronunciamento. 

Veja vídeo 

Denúncia à partir de 33 minutos