Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

CIDADES Domingo, 02 de Maio de 2021, 11:35 - A | A

Domingo, 02 de Maio de 2021, 11h:35 - A | A

AUTOCONHECIMENTO

Coach ensina como usar a Inteligência Emocional em tempos de pandemia

Vivian Nunes / O Bom da Notícia

Foto: Reprodução

Jonas Corrêa é coach Ministerial e Profissional

A pandemia da covid-19 trouxe o que muitos chamam de “novo normal” como  distanciamento maior de outras pessoas, relacionamentos mantidos apenas por meio de tecnologias e longos períodos dentro de casa.

Assim, claro, consequentemente, esses fatores impactaram na saúde emocional das pessoas.

Por isso, tem se tornado cada vez mais necessário trabalhar com algo muito conhecido por neurolinguistas, a Inteligência Emocional.

Ao O Bom da Notícia, o coach Jonas Corrêa afirmou que o autoconhecimento pode ser considerado um dos maiores pilares de uma inteligência emocional bem estruturada. Desta forma, reconhecer as próprias emoções é importante para lidar com os transtornos da vida.

“A saúde emocional está relacionada à qualidade de vida, ao bem-estar e ao equilíbrio da pessoa consigo mesma e com o mundo. Portanto, é importante entender os sintomas do seu desequilíbrio, suas complicações e a forma de lidar com as possíveis adversidades”, explica Jonas.

Ansiedade, choros intensos, desabafos angustiantes, insônia ou agitação para dormir, irritabilidade, falta de paciência e dificuldade de concentração, podem estar associadas a emoções, principalmente em tempos de incertezas provocadas pela pandemia.

Contudo, há algumas estratégias para lidar com o estresse stress e ansiedade. “Acordo entre a família para passar juntos este tempo, práticas de meditações e atividade física podem ajudar a equilibrar as emoções”, conta o coach.

Evidentemente, a saúde emocional também é causada pelas preocupações com o futuro. De acordo com Jonas, pensar em excesso é prejudicial, por isso, é importante se reinventar e até mesmo fazer novos planejamentos para uma vida melhor.

“Invista naquilo te faz se sentir bem. Melhore sua atitude e se aproxime de pessoas alegres, motivadoras, que possam te ajudar a controlar suas emoções e a crescer pessoal e profissionalmente, paralelamente, procure eliminar o ódio, a angústia, a inveja, a solidão e o estresse. Administre as tensões e preocupações diárias para que elas não atrapalhem suas funções vitais de alimentação, sono e convívio social. Além disso, sempre é bom ler livros e tocar algum instrumento musical”, conclui.