Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

CIDADES Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 10:13 - A | A

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025, 10h:13 - A | A

MEIO AMBIENTE

Defesa Civil mapeia áreas de risco em Barra do Garças para prevenir desastres naturais

O Bom da Notícia/ com assessoria

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou o mapeamento de áreas de risco no município de Barra do Garças, entre os dias 4 e 11 de novembro, em apoio à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A ação teve como objetivo identificar, caracterizar e georreferenciar as áreas suscetíveis a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e inundações. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra do Garças, Jhonatan Conceição dos Santos, o relatório da atividade vai subsidiar o planejamento urbano e o fortalecimento da gestão municipal de riscos com ações de prevenção.

“Esse trabalho é fundamental para identificarmos as áreas mais vulneráveis do município e sabermos os pontos de atenção em caso de desastres, e poderemos incluir essa população em ações sociais. O mapeamento também vai servir para atualizarmos o plano de contingência do município”, afirmou o coordenador municipal. 

A atividade de mapeamento envolve reuniões de alinhamento, vistorias em campo, análises geotécnicas, entrevistas com moradores e levantamento dos históricos de ocorrências. Ainda, a análise da vulnerabilidade do município e a capacidade de resposta em caso de desastres, e conta com apoio de tecnologias como imagens de satélite, drones e sistemas georreferenciados.

O mapeamento levou em consideração fatores como características geotécnicas e hidrológicas, tipo de ocupação, histórico de ocorrências e vulnerabilidade das edificações. 

Fortalecimento da Rede de Proteção e Defesa Civil

A atividade no município faz parte de uma série de ações estratégicas da Defesa Civil voltadas ao fortalecimento da rede de proteção e defesa civil em todo o Estado. 

Neste ano, a ação já foi realizada nos municípios de Salto do Céu, Rio Branco, Tangará da Serra, Poxoréu, Cáceres, Porto Esperidião, São José do Rio Claro, Alto Taquari, Pedra Preta, Nortelândia, Rosário Oeste, Barra do Bugres e Itiquira.

Os municípios também estão sendo orientados a construir o Plano de Contingência municipal, fundamental para prevenir desastres e dar respostas rápidas em caso de emergências.