Sábado, 18 de Maio de 2024

CIDADES Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 09:42 - A | A

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022, 09h:42 - A | A

QUALIFICAÇÃO

Escola de Governo forma terceira turma da Academia de Novos Lideres

Da Redação do O Bom da Notícia /Com Assessoria

Servidores da terceira turma da Academia de Novos Lideres (ANL), programa desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Escola de Governo, receberam na semana passada o certificado de conclusão de curso. A cerimônia aconteceu no auditório do Parque Massairo Okamura. Ao todo, 20 servidores receberam o certificado.

A terceira turma do programa iniciou em maio deste ano e teve 14 módulos com carga horária total de 280 horas. O Programa visa desenvolver as aptidões comportamentais como boa comunicação, inteligência emocional, negociação, oratória, além de competências mais técnicas necessárias para que os servidores possam atuar nas funções de liderança e inovação.

Para a Secretaria Adjunta da Escola de Governo, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a Academia de Novos Líderes tem uma importância fundamental para a melhoria do serviço público à medida que os alunos colocam em prática as competências técnicas aprendidas durante o curso nas suas respectivas secretarias, mas sem deixar de lado a parte humana.

“Acho que a grande importância do processo é lembrar também que nós lideramos pessoas, os processos são os meios para atingir os resultados. Mas quem faz e quem executa esses são as pessoas. Então, a liderança tem que estar focada sempre na gestão de pessoas”.

De acordo com a coordenadora da Academia de Novos Líderes (ANL), Luciana Cavalcanti, além das competências técnicas essenciais que os servidores, sejam eles líderes ou não, precisam dominar como o direito administrativo, aquisições governamentais, gestão de processos, projetos e de documentos é necessário que eles possuam também competências comportamentais.

“Além do direito administrativo, que é a base da administração pública, tem a parte comportamental, então nós pensamos numa trilha de desenvolvimento: O que um líder precisa fazer? Ele precisa saber se comunicar adequadamente com a equipe, fazer sua gestão de tempo, planejar, ter inteligência emocional para se relacionar, saber negociar, saber solucionar problemas e inovar”, explica Cavalcanti.

Para o Analista de Desenvolvimento Econômico Social da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Leonardo da Silva Ribeiro, a ANL contribuiu para que ele melhorasse enquanto profissional.

“Todos os módulos foram significativos para eu melhorar meu trabalho. Todos sem exceção de nenhum. Porque todos focam na excelência do trabalho e do serviço ofertado para nossa sociedade, para agilizar, desenvolver e facilitar o acesso. ”

Participaram desta terceira turma servidores das secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), Meio ambiente (Sema), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Segurança Pública (Sesp), Agricultura Familiar (Seaf), Assistência Social e Cidadania (Setasc), Planejamento e Gestão (Seplag), além de servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Fundação Nova Chance (Funac), Mato Grosso Previdência (MTPrev) e do Departamento Estadual de Transito (Detran).

Programa Novos Líderes

O programa Academia de Novos Líderes surgiu da demanda por cursos de capacitação, treinamento e desenvolvimento de pessoas para potenciais futuros gestores dos órgãos do Executivo estadual. Após pesquisa feita pela Escola de Governo, em maio de 2015, que apontou a necessidade de desenvolvimento das relações humanas e do potencial de lideranças entre os servidores.