Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025

CIDADES Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 13:38 - A | A

Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025, 13h:38 - A | A

LAÇO BRANCO

Evento mobiliza 1,4 mil homens no combate à violência contra mulheres em Mato Grosso

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

A Campanha Laço Branco-MT reuniu na quarta-feira (10), mais de 1,4 mil homens, entre autoridades estaduais, servidores, forças de segurança, gestores e a sociedade civil, para discutir a responsabilidade masculina na prevenção às agressões contra mulheres. No evento, realizado em Cuiabá pela primeira vez, foi sancionada a Lei nº 1782/2025, que institui o Dia Estadual de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

O governador Mauro Mendes ressaltou que o Governo de Mato Grosso tem trabalhado para diminuir os casos e proteger as mulheres. “Mais de 17 mil mulheres pediram medidas protetivas este ano, e 99,9% não sofreram novas agressões após acionarem o Estado. Ampliamos para 41 as Patrulhas Maria da Penha, criamos 28 núcleos especializados, reforçamos delegacias, salas lilás, botões do pânico e auxílio financeiro. Estamos fazendo tudo que é possível, e, se necessário, faremos ainda mais”, disse.

Entre as vozes que contribuíram para o debate, a suplente de senadora Margareth Buzetti chamou atenção para os avanços recentes no Congresso, como o Pacote Antifeminicídio e o Cadastro Nacional de Pedófilos e Estupradores. Ela conduziu uma palestra sobre a Lei nº 14.994/2024 e ressaltou que o enfrentamento à violência contra a mulher só será efetivo quando os homens assumirem seu papel na mudança cultural que o país exige.

“Nós só vamos reduzir esses números quando cada homem entender que tem responsabilidade nisso. Não é uma luta das mulheres, é uma luta da sociedade. E é simbólico ver este auditório lotado de homens discutindo esse tema”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, afirmou que a nova lei amplia as ações da Campanha Laço Branco em Mato Grosso e permite que homens, instituições públicas e privadas adotem, promovam e divulguem ações permanentes de mobilização pelo fim da violência contra a mulher.

“A violência contra as mulheres não é um problema delas, é um problema nosso. Não basta não praticar violência, é preciso combatê-la, enfrentar o silêncio, mudar a cultura. O Laço Branco ensina, provoca reflexão e lembra que respeito não é opcional. Homens de respeito, respeitam. E esse compromisso precisa sair daqui com cada um”, destacou o parlamentar.

Referência nacional em Direito das Famílias e defensor exclusivo de mulheres vítimas de violência, o advogado Renê Freitas enfatizou que o enfrentamento só avança quando os homens compreendem o impacto das agressões que muitas vezes ignoram.

“Nenhum feminicídio começa com um ato extremo, ele começa com pequenas violências normalizadas, com o controle, com o ciúme, com a desumanização. A mudança só será real quando os homens assumirem o protagonismo de dizer ‘não’ a qualquer tipo de agressão, dentro e fora de casa”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/MT), Cenira Benedita Evangelista, pontuou que o evento simboliza um novo momento em Mato Grosso. “Hoje nós vivemos uma mudança de consciência. Ver este auditório lotado nos mostra que os homens estão entendendo seu papel na prevenção. A proteção às mulheres não é mais apenas um compromisso institucional: é um compromisso humano”, concluiu.

O evento foi realizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria com o CEDM/MT. O conteúdo do evento está disponível no Instagram oficial da campanha, @lacobrancomt, onde também é possível acompanhar orientações, materiais educativos e informações completas sobre o movimento.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2