Um garimpo ilegal que foi descoberto no município de Aripuanã (168 km a Médio-Norte) está atraindo centenas de pessoas em busca de ouro. Imagens enviadas nas redes sociais mostram o local sendo explorado em grande proporção, por um grupo vários de homens. Veja mais fotos abaixo
Segundo informações preliminares, a Polícia Militar e 50 agentes da Polícia Federal já se encaminham em direção à área, com objetivo de controlar a situação.
Em um vídeo encaminhado para a reportagem, é possível ver vários homens enchendo sacos plásticos com ajuda de pás e maquinários, pois a terra estaria misturada com pequenas pedras douradas.
Ainda de acordo com as informações, as pessoas estão tendo acesso à região por uma estrada “de linha” denominada “Puraqué”. Alguns garimpeiros que invadiram a terra já montaram acampamento, inclusive, há presença de uma retroescavadeira utilizada para abertura de um enorme buraco.
Estima-se que mais de 2 mil pessoas estejam atuando no campo de mineração. O autor do vídeo enviado para a reportagem cita que após o processo de retirada, a quantidade passará por um moedor com a pretenção de ser explorada em comércio.
Toda terra não declarada é considerada em sub-solo de propeirdade da União. As responsabilidades sobre a fiscalização e preservação envolvem também o Estado, que deve atuar em conjunto para evitar esse tipo de prática ilegal. Entretanto até o momento, não houve posicionamento por parte dos governos federal e estadual.
Serra Pelada
Este não é o primeiro garimpo descoberto em Mato Grosso. Em 2015, vários exploradores se dirigiram à “Serra da Borda”, no município de Pontes e Lacerda (443 km distante de Cuiabá). Na ocasião, a exploração do mineiro gerou muito dinheiro para a população e comércio local.
Porém, devido à grande aglomeração de pessoas e registro de crimes, as Forças da Segurança fizeram uma intervenção na área que ficou conhecido como a segunda “Serra Pelada”.
Além da ilegalidade na exploração, houve deslizamento de terra, colocando dezenas de vidas em risco, o que ocasionou logo na interdição.
Veja vídeo