O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, nesta segunda-feira (26), um incêndio em uma carreta na rodovia MT-325, no município de Canarana (651 km de Cuiabá).
A equipe do 2º Pelotão Independente Bombeiro Militar (2º PIBM) foi acionada por volta das 4h18 e se deslocou para o local da ocorrência.
Ao chegar, os bombeiros providenciaram a segurança da cena, com a interdição da via. A sinalização foi feita com o posicionamento do caminhão de combate de um lado da rodovia e a utilização de cones do outro, uma vez que a carreta encontrava-se em chamas sobre a pista, impossibilitando o trânsito de outros veículos durante a operação.
Em contato com o motorista da carreta, ele informou que o fogo teve início na região do eixo do veículo, por volta das 3h00. O condutor relatou ainda que tentou obter ajuda em uma fazenda próxima, porém sem sucesso.
Durante a avaliação da ocorrência, foi constatado que cerca de 70% da carga já havia sido consumida pelo fogo. A equipe iniciou o combate direto às chamas, utilizando aproximadamente 75% da capacidade de água do caminhão de incêndio. A grande quantidade de material combustível empilhado dificultou a extinção total do foco.
Para reforçar o combate, os bombeiros contaram com o apoio de um caminhão-pipa do município de Canarana, que passou a atuar como auto-tanque, abastecendo a viatura de combate responsável por bombear água para as linhas de ataque.
Com o reforço hídrico, foram montadas duas linhas de combate. Com o incêndio em fase de controle, um militar realizou os trabalhos de ventilação e rescaldo, que consistem na eliminação de possíveis focos remanescentes, enquanto outro efetuava a remoção e o reviramento dos materiais queimados, avançando gradativamente para as partes mais profundas da carga.
Ao todo, foram utilizados cerca de 14 mil litros de água para conter as chamas. Não houve registro de vítimas.
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2


