Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026

CIDADES Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026, 17:28 - A | A

Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026, 17h:28 - A | A

NINGUÉM SE FERIU

Incêndio em aparelho de climatização provoca susto no Mercado do Porto

Redação - O Bom da Notícia

 

Um princípio de incêndio foi registrado na manhã desta terça-feira (3) no Mercado do Porto, em Cuiabá. Apesar da intensa fumaça e do susto provocado pelas chamas visíveis, ninguém ficou ferido e os danos materiais foram pontuais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o fogo teve início em um aparelho de climatização, identificado como um umidificador/exaustor, possivelmente em decorrência de um curto-circuito. A ocorrência foi registrada na Feira do Porto, localizada na Avenida 8 de Abril.

O incêndio foi percebido após trabalhadores sentirem cheiro de queimado e observarem fumaça saindo do equipamento. A reação imediata dos próprios permissionários e servidores do mercado foi decisiva para impedir que as chamas se alastrassem. Com o uso de extintores de incêndio e, após o desligamento da energia elétrica, jatos de água do sistema de hidrantes — localizado a cerca de 20 metros do ponto do sinistro — o fogo foi totalmente debelado em poucos minutos.

A agilidade no combate está diretamente ligada a um treinamento de brigada de incêndio realizado há apenas três semanas no Mercado do Porto. Segundo o gestor de Equipamentos Públicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura (SDTA), Leandro Figueiredo, a capacitação recente fez toda a diferença.

“A equipe soube exatamente como agir, seguindo os protocolos de segurança, o que garantiu uma resposta rápida e eficiente”, destacou.

Ainda conforme o gestor, o equipamento atingido está dentro do período de garantia e a empresa responsável será acionada para realizar uma perícia técnica, a fim de identificar as causas do incidente.

“Não houve vítimas, apenas danos materiais pontuais. O mercado segue funcionando normalmente, e seguimos priorizando vistorias e ações preventivas para garantir a segurança de trabalhadores e frequentadores”, afirmou Leandro Figueiredo.

Permissionário do setor e ex-chefe da segurança do Mercado do Porto, Adam Rogers Silva Brito participou diretamente do controle das chamas e relatou que o fogo foi contido em cerca de sete minutos.

“As chamas assustaram bastante, mas não houve explosão. Agimos rápido com os extintores e, após a fiação se desconectar da rede elétrica, foi possível finalizar o rescaldo com água de forma segura”, explicou.

O Corpo de Bombeiros chegou logo em seguida, quando a situação já estava sob controle. Todo o sistema de alarme e combate a incêndio funcionou corretamente, reforçando a eficácia dos equipamentos e dos protocolos adotados no Mercado do Porto. A SDTA informou ainda que o climatizador será reparado ou substituído, conforme avaliação técnica.

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2