O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (23), um alerta de perigo chuvas intensas em parte de Mato Grosso. O aviso, segundo o instituto, é sobre risco de corte de energia elétrica ,queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica.
O aviso teve início às 9 horas desta quarta, com possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e segue até as 10 horas de terça-feira (22).
O Inmet orienta ainda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, durante o temporal evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e que caso precise acione a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Defesa Civil de Cuiabá, também emitiu um alerta de chuvas na região. Segundo o órgão, as chuvas podem ser moderadas e são normais para o período do ano. A previsão é de que chova de 20 a 30 mm/h, podendo acumular até 50 mm/dia, com ventos que podem variar de 40 a 60 km/h.
Para atender a população, a Defesa Civil mantém o telefone 3623 9633 e o Whatsapp 99310 8810. Em caso de emergência, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193. A população pode também se cadastrar junto a Defesa Civil para receber em seu celular os alertas referentes a área onde mora, é só enviar uma mensagem de texto contendo o CEP da rua de seu imóvel para o número 40199
Segundo os meteorologistas a previsão para quarta-feira em Cuiabá é de mínima de 23°C e máxima de 32°C com muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. A previsão é a mesma para quinta e sexta-feira na Capital.
Já em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), a semana será de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada com temperatura variando entre 22°C e 33°C.
Ainda segundo os meteorologistas, a semana toda tem previsão de chuvas isoladas em Mato Grosso.