O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para Cuiabá e outros 116 municípios de Mato Grosso. O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e chance de queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Há também alertas de perigo potencial para chuvas intensas no mesmo período.
O enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, responsável pela onda de calor, fez com que uma frente fria deixasse áreas de instabilidade sobre o centro-oeste. Consequentemente, uma massa de ar frio chegou junto com essa frente fria, o que não causou frio, mas deixou a temperatura mais amena e pôs fim a onda de calor que durou cerca de duas semanas.
Conforme o instituto, Cuiabá terá pancadas de chuvas isoladas ainda nesta sexta-feira (29). A mínima fica em 27ºC e a máxima em 37ºC.
No sábado e domingo mínima fica entre 25ºC e 26ºC e a máxima entre 35ºC e 36ºC, com pancadas de chuvas isolada são previstas para os dois dias.
Em Sinop (500 km de Cuiabá), pancadas de chuvas isoladas são previstas para todo o dia. No final de semana, a mínima fica em 25ºC e a máxima em 39ºC, com pancadas de chuvas isoladas nos dois dias.
A chuva chega em Mato Grosso para dar trégua as altas temperaturas da onda de calor que atingiu grande parte do País, especialmente nos meses de agosto e setembro, com temperaturas ultrapassando os 40°C em alguns municípios do centro-norte do Brasil.