Tem frio intenso previsto para Mato Grosso neste fim de semana, principalmente para o extremo sul do estado, que deve ter mínima de 14ºC a partir de domingo.
E se tem queda brusca prevista, é importante ficar atento aos equipamentos ligados a luz, aconselha o coordenador de saúde e segurança da Energisa, Heitor Galdino, que ainda pontua que a falta de manutenção ou cuidado com equipamentos e redes, aumentam a incidência de incêndios causados por falhas elétricas em dia de forte inversão climática.
“Para dar um exemplo, é aquele fio fino demais para receber uma forte carga demandada pelo chuveiro trabalhando muito quente. Ou uma extensão que não é própria pra ser plugada a um secador de cabelo. Nestas condições, há chance maior de um superaquecimento, gerando fogo e até aumento na conta de luz”, explica Heitor.
De acordo com a consultora para o clima da Energisa, Ana Paula Paes, a virada no clima vem também acompanhada chuva de moderada a forte no sul e sudoeste do estado.
O monitoramento é feito em tempo real pela Energisa e é usado para que o sistema de energia e equipes estejam prontos em caso de impacto climático.
“Uma intensa massa de ar frio deve passar pelo centro-sul do estado e deixar as temperaturas em declínio. E essas temperaturas mais amenas devem durar desde o fim de semana até meados da semana seguinte. Além disso, os ventos podem estar mais intensos para a próxima semana”, comentou a meteorologista.
Confira mais dica para prevenir problemas com redes de energia no frio:
- Percebeu algum cheiro diferente, fumaça ou barulho estranho em equipamentos elétricos, desligue-os imediatamente. O mesmo vale para aparelhos ou tomadas que estão superaquecendo.
- As indicações dos fabricantes precisam serem levadas a sério. Leia o manual ou entre em contato com o fabricante. O mau uso pode gerar acidentes.
- Certifique-se de que sua casa suporta a corrente elétrica dos equipamentos, principalmente os que puxam mais carga.
Veja vídeo