Sábado, 20 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 08:35 - A | A

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023, 08h:35 - A | A

CONSCIENTIZAÇÃO

Intervenção artística nos ônibus de Cuiabá e VG promovem conscientização e respeito ao passageiro

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

A partir desta quarta-feira (29), os “Tchomanes do Busão” vão realizar intervenções artísticas nos horários de pico no Transporte Urbano de Cuiabá e Várzea Grande. Por meio de versos, paródias e músicas que permeiam o imaginário coletivo, os artistas do Grupo Tibanaré, criado na periferia do Coxipó em 2006, estarão utilizando a arte como ferramenta de conscientização dos passageiros.

O principal objetivo da intervenção é informar sobre os serviços da MTU e promover a utilização consciente do Sistema do Transporte Coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. Um dos focos centrais é o combate ao uso indevido dos cartões de gratuidade (estudante, idoso, pessoa com deficiência), uma prática que além de caracterizar falsidade ideológica, contribui diretamente no aumento da tarifa.

As apresentações dos “Tchomanes do Busão” não se limitam apenas a entreter, mas também a abordar questões críticas que afetam diretamente a qualidade e segurança do transporte coletivo. O combate ao vandalismo é uma das prioridades, uma vez que ônibus danificados deixam de circular até que sejam reparados, impactando diretamente na eficiência do serviço.

Além disso, a intervenção busca alertar sobre a importunação sexual dentro dos ônibus, fornecendo informações para identificar esse tipo de crime e orientando sobre como denunciá-lo. A conscientização sobre o respeito aos assentos preferenciais, o uso adequado do transporte urbano, o respeito ao próximo através do uso de fones de ouvido e a importância de não perturbar outros passageiros com música alta são temas fundamentais abordados pelas apresentações.

As performances contarão com a participação de atores do renomado Grupo Tibanaré, que tem como base de criação a pesquisa da cultura regional e uma conexão única entre artistas e espectadores.

A intervenção artística nos transportes coletivos de Cuiabá e Várzea Grande não apenas eleva o padrão de entretenimento a bordo, mas também cria uma plataforma única para a disseminação de mensagens importantes sobre respeito, segurança e cidadania. Os “Tchomanes do Busão” estão unindo arte e mobilidade urbana para construir comunidades mais conscientes e colaborativas.

Segue os dias e horários das apresentações:

29/11 (Quarta-Feira) às 17h na Estação Ipiranga - Linha 313 - CPA 3
30/11 (Quinta-Feira) 6h30 na Estação Alencastro - Linha 410 Grande Terceiro;
01/12 (Sexta-Feira) às 6h30 no Terminal Várzea Grande – Linha 751 Novo Mato Grosso
01/11 ( Sexta-Feira) às 17h na Estação Bispo Linha 711 Pedra 90