Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 15 de Dezembro de 2019, 15:43 - A | A

Domingo, 15 de Dezembro de 2019, 15h:43 - A | A

NATAL DO BECO EM CUIABÁ

Jovens da 'Missões Urbanas' prometem trocar seus lares por ceia com moradores de rua

Vivian Nunes/ Especial para O Bom da Notícia

Um ato de solidariedade na véspera do Natal, com o propósito de ‘ser muito menos pra si e muito mais para um todo’, leva um grupo de jovens da 'Missões Urbanas' a trocarem seus lares no dia 24 de dezembro, para ceiarem com pessoas em situação de rua no centro de Cuiabá.

 

Sob este diálogo, a ação 'Natal do Beco' - já em sua 4ª edição este ano -, ainda promete levar além de calor humano e comida, outras atrações que deverão alegrar inúmeras pessoas que hoje vivem em condição de rua na região central de Cuiabá.

O encontro será realizado à partir das 20h, na Praça Senhor dos Passos, na entrada do Beco do Candeeiro, com um número grande de jovens, que nestes últimos anos têm trocado os presentes, os risos e suas famílias, para serem voluntários nesta missão: ceiar com moradores de rua.

 

Voluntários deixam as famílias para ceiar com moradores de rua da região central de Cuiabá

A primeira edição foi em 2016, com o tema ‘Natal do Casarão’. O grupo organizou uma ceia de Natal para os moradores em situação de rua em um casarão abandonado, localizado na Ilha da Banana, no Centro da capital. A partir de então, os organizadores entenderam que depois da primeira edição, o Natal além de ser para as pessoas em situação de rua, seria também um Natal ressignificado para todos. A partir de então, as demais edições passaram a se chamar ‘Natal do Beco’, um Natal para todos. 

 

“A proposta do Natal é compartilhar. Comemoramos também o aniversário de Jesus, aliás, é o nascimento de Cristo. Compartilhamos com aqueles que moram em situação de rua, aquele que é rico, aquele que é pobre, o branco, o preto, o estudante, o idoso [...] Todos que desejam compartilhar e ressignificar o Natal, serão bem vindo ao Natal do Beco”, diz o líder do grupo, Isac Môita. 

 

Neste ano, a programação do ‘Natal do Beco’ terá música, teatro, dança e até mesmo um microfone disponível para aqueles que queiram cantar, citar um poema, uma poesia, ou falar o que está sentindo. Além do alimentos e roupas que serão entregues para os moradores de rua. 

 

No ano passado, o evento contou com cerca de 300 pessoas e para este ano a propensão é só aumentar. O organizador do evento diz que o trabalho que realiza não é quantitativo e sim qualitativo, então não se sabe um número exato de moradores de rua que consegue atingir.

 

“A gente não está interessado na quantidade de moradores. Na verdade, nem contamos. No ano passado teve cerca de 300 pessoas, mas isso pra gente é apenas um número, já que o que importa mesmo é a felicidade deles”, ressalta Isac. 

 

O evento que se inicia às 20h da noite, seguirá até às 3h da madrugada, do dia 24 para o dia 25 de dezembro. 

 

A população pode ajudar doando alimentos, roupas e também compartilhando e incentivando a ação.   

 

AJUDA 

 

Para aqueles que tiverem interesse em ajudar ou até mesmo se ser um dos voluntários podem estar seguindo o grupo através da rede social do Instagram pelo IG @missoesurbanascuiabamt ou para mais informações entrar em contato no telefone (65) 9 9675-2224.

 

Veja o vídeo da edição 2018 do 'Natal do Beco'