Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025

CIDADES Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 16:55 - A | A

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025, 16h:55 - A | A

OPERAÇÃO ARCA DE NOÉ

Macaco-prego atropelado é resgatado e devolvido à natureza no Pantanal

O Bom da Notícia/Assessoria

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) tem intensificado sua atuação estratégica na proteção da fauna silvestre durante o período de estiagem, quando as condições climáticas aumentam o risco de incêndios. Esse trabalho é realizado por meio da Operação Arca de Noé, que concentra esforços no monitoramento e resgate de animais em situação de vulnerabilidade.

Nesta quinta-feira (21), bombeiros militares e profissionais da Sema realizaram a soltura de um macaco-prego que havia sido resgatado ferido na região do Pantanal mato-grossense. O animal foi encontrado no último sábado (16), após ser atropelado na Estrada Parque Transpantaneira, que é uma importante via ecológica que liga o município de Poconé a Porto Jofre.

De acordo com o 3º sargento BM Alexsandre dos Santos Silva, o macaco apresentava ferimentos causados por atropelamento e foi imediatamente conduzido pela equipe para receber tratamento. Após alguns dias sob cuidados intensivos e com evolução clínica positiva, o animal foi considerado apto para a reintrodução em seu habitat natural. 

"Recebemos um animal com ferimento por atropelamento. Fizemos a contenção para realizar o manejo correto e o encaminhamos à clínica veterinária, sob os cuidados da Sema. Hoje, conseguimos fechar esse ciclo devolvendo esse macaco à natureza”, explicou. 

A Operação Arca de Noé segue monitorando áreas do Pantanal onde animais silvestres vivem próximos a propriedades rurais e estabelecimentos, como chácaras e pousadas. Essas localidades já foram visitadas pelas equipes para garantir a proteção e o bem-estar da fauna.

Durante uma das ações de monitoramento, uma onça-pintada foi avistada na região, mas não houve necessidade de resgate, pois o animal não apresentava sinais de ferimentos ou risco. As equipes também prestaram assistência a um tatu, oferecendo água ao animal, que aparentava cansaço devido ao calor intenso.

Operação Arca de Noé

A Operação Arca de Noé é uma das principais iniciativas do Governo de Mato Grosso dedicadas à proteção da fauna silvestre neste período de estiagem. Além disso, o governo está investindo R$ 125 milhões em ações voltadas ao combate do desmatamento ilegal, bem como à prevenção e ao combate dos incêndios florestais.

Desse montante, R$ 78 milhões são destinados diretamente às ações realizadas pela corporação, que incluem, além das medidas de prevenção, a contratação de brigadistas, ampliação da estrutura da corporação, uso de maquinário pesado, estabelecimento de parcerias, entre outras ações estratégicas.