Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

CIDADES Domingo, 12 de Maio de 2024, 14:22 - A | A

Domingo, 12 de Maio de 2024, 14h:22 - A | A

DIA DAS Mães

Mães empreendedoras fomentam a economia com o apoio do Governo de MT

Da Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Onde os caminhos da maternidade e do empreendedorismo se entrelaçam, mães assumem o desafio de gerir não apenas suas famílias, mas também seus próprios negócios. E é isso que Tássia Helmann e Leidiane Costa têm em comum, elas compartilham do sonho da jornada materna associada ao desenvolvimento de suas empresas. 

Dados da Receita Federal mostram que em Mato Grosso há 164 mil donas de negócios, isto equivale a 37% do total de empreendimentos. Na Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), as mulheres são maioria e representam cerca de 55% da carteira de crédito.

A Desenvolve MT entende bem o que significa sonhar e para muitas mulheres esse sonho vai além do próprio empreendimento. A empreendedora Tássia Helmann, co-proprietária da cafeteria Bom Momento, trabalhou com Everton, seu marido, durante cinco anos na produção de cappuccinos artesanais e entrega delivery na capital mato-grossense. Há poucos meses, eles pegaram o crédito com a Desenvolve MT para abrir o tão sonhado espaço físico para receber os clientes. Neste período, esse não foi o único sonho a ser conquistado.

Sabendo que não poderiam ter filhos de forma biológica, estavam na busca pela adoção. Quando o crédito foi liberado e as obras foram iniciadas, foram chamados para adotar os irmãos Yasmin, Sophia, Yuri e Aisla. “Foi importante para nós podermos contar com uma instituição séria e fornecedores responsáveis que nos possibilitaram fazer uma pausa para cuidar do processo de adoção. Isso nos deu tranquilidade para finalizarmos tudo com muita segurança. Hoje é como se tivéssemos gerado cinco filhos, quatro filhos que Deus nos deu e mais a Bom Momento, para gerarmos a providência do nosso sonho de sermos pais”, afirma Tássia.

De acordo com pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora (RME) em 2023, para 87% das mulheres empreendedoras a motivação para empreender começou pela vontade de ter mais tempo para a família e filhos. Para Leidiane Costa não foi diferente, além de mãe solo de Orlanilson, Ruan, Isaque e Aurélio, desde 2016 ela vem investindo no seu trabalho como nails designer, que começou como uma maleta de mão e um sonho. 




“Busco ser o mais organizada possível, só atendo com horários agendados e assim consigo também cuidar das outras coisas que importam, como os meus filhos. Achar um equilíbrio foi bem difícil, os desafios são constantes, mas vale a pena ter flexibilidade e poder escolher as coisas”, explica Leidi. 
Com o crédito, Leidiane pôde reformar e ter seu próprio espaço, o Studio Leidi Oliveira. “Para mim o empreendimento é a porta para o sucesso e é muito gratificante. O apoio da Desenvolve MT foi essencial para o crescimento do meu negócio, foi através dela que consegui chegar onde estou agora”, acrescenta.

Para Mayran Beckman, presidente da Desenvolve MT, as mães são empreendedoras por natureza, pois todo o cuidado e zelo que elas possuem com os filhos se estende para os negócios. “A Desenvolve MT acredita na força da mulher e por isso disponibiliza linha especial com juros reduzidos, para que todas possam ampliar, modernizar e até mesmo começar seu negócio”, afirma.
 

Crédito


Na Desenvolve MT as mulheres podem contar com a linha Desenvolve Mulher Empreendedora, criada para estimular o empreendedorismo feminino e contribuir na melhoria da qualidade de vida das empreendedoras e suas famílias com valores de até R$15 mil e taxas até 0,37% a.m. O financiamento pode ser utilizado para aquisição de insumos, móveis e utensílios nacionais novos, aquisição de softwares, sistema de gestão empresarial, material de construção, matéria-prima e mercadoria de revenda.

Para aquelas que querem fazer investimentos maiores, como obra civil, instalação de energia solar ou aquisição de veículos para a empresa, as demais linhas oferecem crédito de até R$1,5 milhão com juros de até 1,40% a.m. O crédito é 100% digital e pode ser acessado através do site desenvolve.mt.gov.br.