Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá (Aapoc) realizou nesta segunda-feira (5), uma manifestação pelo direito de escolha do usuário de planos de saúde. A luta é necessária para fazer frente ao descredenciamento de unidades de saúde impostas aos pacientes, ferindo o direito de escolha e o acesso a instituições de reconhecida qualidade nos tratamentos.
Após o barulhaço na rua, os manifestantes foram na ouvidoria e presidencia da Unimed, ficaram 1 hora aguardando, e não foram ouvidos.
Um abaixo-assinado circula contra a Unimed Cuiabá, que descredenciou os serviços de radioterapia e quimioterapia da Oncomed - Clínica de Tratamento Multidisciplinar do Câncer, tem atraído o apoio de usuários do plano de saúde da cooperativa médica.
De acordo com Janaína Santana, que está em tratamento desde 2016, a postura da Unimed Cuiabá quando decidiu pelo descredenciamento da quimioterapia e da radioterapia não levou em consideração a vida dos pacientes que optaram em tratar a saúde. “A cooperativa não apresentou razões que justifiquem o corte do serviço, e isso provocou indignação e insegurança entre todos nós, justamente por colocar em risco a nossa saúde física, mental e a nossa própria vida [...] Não importa se existem na cidade outras clínicas. No entanto, o que tem que ser levado em consideração é nossa escolha que é feita em um momento muito difícil das nossas vidas. A clínica é referência no tratamento de pacientes com câncer há mais de vinte anos, quando se instalou na Capital, e quando fazemos a opção pelo tratamento lá é porque existem vários fatores que levamos em conta. Afinal, são nossas vidas que estão em primeiro plano”, disse a servidora pública.
“A clínica atende as nossas necessidade na luta diária de combate ao câncer. O tratamento é continuado, de longa duração e permeado, durante todo o percurso, de muitas angústias, sofrimentos e incertezas para nós pacientes e também para nossos familiares. E, dessa forma, desaprovamos esse descredenciamento. Queremos o recredenciamento o mais rápido possível, para que possamos continuar nosso tratamento com tranquilidade, segurança, equilíbrio e esperança”, completa a empresária Danielle Sabbag David, que há dois meses, a exemplo da irmã Daiane, escolheu a clínica para tratar um câncer.
“A AAPOC está atenta a todos os movimentos e ações que envolvem pacientes de câncer. E a nossa certeza é a de que, apesar de em alguns momentos nos sentirmos fragilizados pela própria doença, vamos lutar com todas nossas forças, dos nossos familiares e também dos demais usuários do plano de saúde para fazer garantir nossos direitos, os direitos de todas as pessoas, ainda mais quando o assunto é saúde”, assegura Sandra Pinheiro.
Outro lado
Por meio de nota, a Unimed informou que no dia do protesto, realizado em frente a unidade, o grupo foi recebido com acolhimento formal das demandas apresentadas tanto na Ouvidoria, como na Diretoria. Destacando, inclusive, que todas as informações a respeito do atendimento aos pacientes oncológicos estão asseguradas nos mais diversos canais de comunicação com o cliente.
Veja a nota na íntegra:
A Unimed Cuiabá, cooperativa de trabalho médico com mais de 45 anos de atuação em Cuiabá e 17 municípios adjacentes, ressalta que lançou no dia 1º deste mês a Jornada do Paciente Oncológico, que contempla as diretrizes do ONCOREDE, programa oncológico da Agência Nacional de Saúde (ANS). A JPO também segue as recomendações mundiais para prevenção de câncer, como as publicadas pela World Cancer Research Fund dentre outras.
O tratamento de pacientes oncológicos, bem como a prevenção e o dignóstico precoce são linhas da Jornada que demonstram o compromisso da Unimed Cuiabá com seus mais de 215 mil clientes.
Em respeito aos sete beneficiários que visitaram a sede, ontem de manhã, (5/7), esta Cooperativa informa que:
1) O grupo procurou diretamente a Ouvidoria, setor onde foi recebido, com acolhimento formal das demandas apresentadas.
2) Em seguida, dirigiu-se à recepção da Diretoria, onde também foram bem recebidos, apesar de não ter havido nenhuma solicitação prévia de reunião com a Unimed Cuiabá, por parte de qualquer pessoa que integrou o grupo de visitantes.
3) Mesmo sem agendamento, enquanto a Cooperativa se preparava para designar seu representante para o atendimento, o grupo se ausentou, sem informar à secretária que não iria aguardar a reunião.
A Unimed Cuiabá aproveita esta oportunidade para destacar que todas as informações a respeito do atendimento aos pacientes oncológicos estão asseguradas nos mais diversos canais de comunicação com o cliente.
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